O Procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti esteve em Brasília participando de reunião na Enncla - Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de dinheiro.  Agora, todas as instituições e órgãos públicos que participam da rede estabelecerão rotinas para efetivar implementação e funcionamento dos controles internos.

Anualmente, os membros da Enccla concretizam o trabalho nas chamadas Ações, para este ano foram enumeradas 11. Uma delas estabelece o fomento aos controles internos, absorvendo na integralidade o projeto, já idealizado e desenvolvido no âmbito da Rede de Controle/MS, coordenado pelo Procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti.

“A sua implementação, agora obrigatória, proporcionará o combate aos erros, desperdícios e fraudes pela própria Administração, tornando-se um filtro, e evitando, assim, que uma infinidade de denúncias chegue diretamente ao Ministério Público, impactando a Instituição com incontáveis casos corriqueiros, impedindo uma atuação mais efetiva nas questões mais complexas”, afirma o Procurador de Justiça Mauri Riciotti.

Incorporado agora pela Enncla, todas as Instituições que dela fazem parte atuarão no sentido do efetivo funcionamento dos controles internos. O outro projeto, também coordenado pelo Procurador de Justiça em Mato Grosso do Sul, visa ativar também o controle externo, pelo Poder Legislativo, com o auxílio do Tribunal de Contas Estadual, quando couber. Será outro filtro, esse também obrigatório, cumprindo seu papel, que hoje tem sido omisso, "terceirizando" integralmente esse papel ao Ministério Público.

Texto: Waléria Leite - Jornalista/ASSECOM MPMS

Imagem: Internet