Na manhã desta sexta-feira (07/4), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul realizou a cerimônia de entrega dos troféus para vencedores do 1º Prêmio de Jornalismo Jorge Góes. O evento aconteceu no Auditório Dr. Nereu Aristides Marques, na Procuradoria-Geral de Justiça, e contou com a presença de membros, autoridades, familiares do Jorge Góes e jornalistas.

A mesa solene foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos, pela Procuradora de Justiça e Supervisora da Assessoria de Comunicação do Ministério Público, Ariadne de Fátima Cantú da Silva; pelo Secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendorismo e Inovação, Athayde Nery de Freitas Júnior; pelo Jornalista e Diretor-Presidente da Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul, Bosco Martins, representando o Governador do Estado Reinaldo Azambuja; e pelo Diretor de Jornalismo e Esporte de Rede Mato-Grossense de Televisão, Orlando Loureiro, representando Nicomedes da Silva Filho, Gerente Administrativo da TV Morena.

Em sua fala, a Supervisora da Assecom agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça por ter proporcionado a criação do Prêmio e à Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS Bianka Karina Barros da Costa, por toda dedicação, e aos demais membros e colegas que se empenharam para a realização evento: “Este prêmio é um motivo de muito orgulho para todos nós”, ressaltou.

Em comemoração ao Dia do Jornalista, a Supervisora da Assecom destacou o papel importante do profissional neste momento transformador que a sociedade vive: “A sociedade não aceita mais as coisas da forma como aceitava anos atrás, e o vetor de toda essa transformação, de todo esse momento social importante se deve muito aos jornalistas que traz ao conhecimento de todos nós as informações”.

Jornalista Jorge Góes

Sobre o jornalista Jorge Góes, a Supervisora da Assecom lembrou com muito carinho do seu jeito calmo, gentil, humilde e sereno. “Ele caminhava nesta Procuradoria com aquele ar sereno. Ele nos ensinou muita coisa, tenho muita gratidão, enfim, era uma pessoa muito especial”. Em forma de agradecimento por toda dedicação e ao trabalho prestado no Ministério Público Estadual, foi entregue à mãe do Jorge Góes, Eunice Garcia Góes, e ao irmão Romualdo Alberto Góes de Souza, um troféu simbólico: “É dentro desta premiação que nós queremos homenagear, um jornalista que esteve conosco durante muitos anos, que deu o seu melhor para a Instituição, e que foi a cara da comunicação do MP”.

Para a Procuradora e Supervisora da Assecom, este prêmio tem o objetivo de aproximar e trazer união, e mostrar o papel social e a solidariedade, além de incentivar, reconhecer e elevar o trabalho do jornalismo e dar aos profissionais da imprensa a importância que merecem: “A importância do papel social que os jornalistas têm de transformar essa sociedade, mostrando aquilo que a sociedade precisa ver para que possa pensar, evoluir e crescer”.

Continuando as homenagens, o Procurador-Geral de Justiça disse que o jornalista Jorge Góes foi essencial no processo de evolução da Assessoria de Comunicação. “É importante lembrar-se do Jorge, e o Ministério Público o reconhece e tem gratidão, porque a gratidão é uma obrigação das pessoas e das Instituições”.

O Procurador-Geral destacou também a importância da imprensa e do jornalista na tradução do que as Instituições fazem para a população: “Nós só sabemos, e me coloco como cidadão, das coisas que acontecem na nossa cidade, no Estado, no nosso país e no mundo, através da lente, da escrita, do que vocês jornalistas levam para o cidadão”. Ele ressaltou ainda, que para termos uma sociedade melhor precisamos ter uma imprensa livre, jornalistas inteligentes e com liberdade para escrever: “Escrever é dizer aquilo que muitas vezes a nossa visão não enxerga, aquilo que muitas vezes as pessoas não sabem. E, sem a atuação dos jornalistas jamais saberiam. Este prêmio é uma forma do Ministério Público reconhecer que sem os jornalistas não teremos uma sociedade melhor”, ressaltou.

O Diretor de Jornalismo e Esporte da Rede Mato-Grossense de Televisão, Orlando Loureiro, observou que o Ministério Público Estadual e a Polícia Federal são exemplos de Instituições fortes e que possuem um canal de comunicação que se esforça para fazer um jornalismo cada vez mais justo e mais próximo da sociedade. Ele parabenizou o MPMS por realizar um prêmio de tanta relevância e por reconhecer o trabalho da imprensa do Estado.                       

Reconhecimento

Durante a cerimônia, alguns membros do MPMS foram convidados para fazer a entrega dos prêmios aos vencedores. A Promotora de Justiça e coordenadora do GAECO, Cristiane Mourão destacou a importância do relacionamento entre o MP e a imprensa: “Esta interlocução entre o Ministério Público e a imprensa é de extrema importância, onde o nosso trabalho ganha muito mais efeito e muito mais efetividade a partir do momento em que ele é divulgado por vocês”. A Promotora agradeceu ainda, o respeito que os profissionais da imprensa têm pelo GAECO e pelo trabalho desenvolvido pelos Promotores.

Já a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos lembrou do papel importante que o jornalista desempenha para sociedade: “O jornalista e a imprensa independente, ética e livre é muito importante para o trabalho dos Direitos Humanos, que sempre teve na imprensa uma grande aliada. Na minha atuação com os Direitos Humanos sempre tive o apoio da imprensa, na luta contra o racismo, pelas pessoas com deficiência, pelo seguimento LGBT. A imprensa sempre esteve ao meu lado contra todas as formas de discriminação”.

Foram convidados ainda para entrega dos prêmios, os Promotores de Justiça Luciano Furtado Loubet e Filomena Aparecida Depólilto Fluminhan, além do Procurador de Justiça Alexandre Lima Raslan.

O evento contou ainda com exposição de fotos “Autismo não tem Cara”, do Grupo de Apoio aos pais e Familiares de Pessoas Autistas de MS. A exposição teve como mentora a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos.

Texto: Ana Paula Leite e Ana Carolina Vasques/ Jornalistas-Assecom

Foto: Giovana Silveira