Força Tarefa composta pelo Grupo Especial de Combate a Corrupção - GECOC  (MPMS) Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU) deflagrou hoje 04/04 (terça-feira) a Operação TOQUE DE MIDAS, com o objetivo de combater uma Organização Criminosa especializada em desviar recursos públicos e fraudar licitações, com a conivência e participação de servidores públicos, no município de Paranhos/MS.

As investigações apontam montagem e manipulação de documentação em certames públicos e a prática de sobrepreço, com severos prejuízos ao Erário e afronta aos princípios da Administração Pública. Para a prática criminosa, foram utilizadas certidões e assinaturas falsas com a manipulação de informações em procedimentos licitatórios para aquisições oriundas de recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e contrapartida municipal. Estima-se prejuízo de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

Estão sendo cumpridos nove (9) mandados de busca e apreensão, um (1) mandado de condução coercitiva e o sequestro de valores, nas contas bancárias de três (3) empresas, de aproximadamente R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais). Os mandados foram expedidos pelas Justiças Federal e Estadual do MS. Participam da Operação TOQUE DE MIDAS 50 (cinquenta) Policiais Federais e servidores da CGU.

Segundo o Promotor de Justiça do Grupo Especial de Combate a Corrupção - GECOC  (MPMS) Marcos Alex Vera de Oliveira, durante a Operação Toque de Midas seis pessoas foram ouvidas, apreendidos os telefones celulares e computadores dos investigados, além de diversos documentos relacionados aos procedimentos licitatórios investigados. São basicamente dois nos anos de 2015 e 2016, relacionados à compra de gêneros alimentícios p a composição da merenda escolar.

A Operação foi batizada de TOQUE DE MIDAS, uma vez que se trata de uma expressão oriunda de um mito grego a qual expressa que o enriquecimento fácil pode se voltar contra o beneficiado, como castigo por sua ganância.

Waléria Leite – Informações Assessoria de Comunicação – PF

Imagens: Acervo