Será realizada no próximo dia 13 de maio de 2017, com o apoio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a 1ª Corrida Inclusiva de Alto Rendimento Monte Sião, no município de Jardim. O evento iniciará a partir das 16h30 e terá como local de largada e chegada na Praça Evandro Antônio Bazzo , em Frente a Polícia Militar.

Esta iniciativa que é voltada para os paratletas, nas modalidades: cadeirante, visual, físico e deficiente intelectual, tanto no gênero masculino como feminino, tem como objetivo a inclusão social e a difusão de ideais de acessibilidade, bem como propagar os princípios de solidariedade e fraternidade.

Os percursos a serem percorridos pelos paratletas serão de 5 e 10 km, nas categorias corrida e caminhada. As inscrições podem ser realizadas no site central de corrida, cujo endereço é www.centraldacorrida.com.br. Todos os atletas disputarão a premiação de 1º, 2º e 3º lugar.

A pedido do Ministério Público Estadual, representado pelo Promotor de Justiça Eduardo Fonticielha De Rose, o Juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de Dourados, César de Souza Lima, tem concedido verbas provenientes da Vara de Execução Penal para financiar o projeto social Monte Sião. 

Conforme o Promotor de Justiça Eduardo De Rose, “o Juiz da execução penal de Dourados César de Souza Lima tem sido um grande parceiro nessa questão financeira, já que o Tribunal de Justiça em resolução também destina verbas para projetos sociais. É burocrático, mas vale a pena. Atualmente, a Associação Monte Sião por estar mais familiarizada com os pré-requisitos exigidos pelo TJMS, consegue esse auxílio com mais facilidade”.

Ele ainda ressalta que “começamos com um pequeno trabalho voluntário e hoje a Associação Monte Sião ganhou forma, cresceu. Temos profissionais de várias áreas que auxiliam no treinamento, na nutrição, no trabalho, psicológico, temos advogado, contador e até o Exército Brasileiro é parceiro nesta missão. Vamos agora comemorar o primeiro aniversário da Associação com a parceria da Prefeitura de Jardim”.

Durante o evento, serão vendidos os “kits atletas”, composto por uma mochila de saco, um relógio com cronômetro, uma camiseta, uma Squeeze (garrafinha de água) e número de peito, no valor de 50 reais. Podendo ser adquirido também pelo site, no ato da inscrição. Toda a verba arrecada será revertida em beneficio dos paratletas.

Clube Monte Sião

Criado no ano de 2016, em Dourados, o clube Monte Sião – Centro Paradesporto de Alto Rendimento foi fundado pela atleta Bethania Ferreira Gomes, ao deparar com quadro de deficiente visual (possui baixa visão). A atleta da modalidade de lançamento de dardo e disco - categoria F12, e corrida de rua, tinha o desejo de ajudar mais pessoas com deficiência a tornarem-se paratletas de alto rendimento.

O Clube Paradesporto Monte Sião tem como objetivo treinar, preparar e inserir, pessoas com deficiência físicas visuais e intelectuais para esporte Paralímpico. Desde então, conta com Estatuto próprio, regimento interno, diretoria, corpo técnico, atletas e voluntários.

Atualmente, o Monte Sião conta com várias parcerias, entre elas o Ministério Público Estadual, o exército brasileiro, a Universidade Unigran, bem como diversas clínicas e empresas particulares, que apoiam o Monte Sião, que conta com prestação de serviços de nutricionista, psicóloga, fisioterapeutas, dentista, educadores físicos, e academia e espaço para a preparação dos atletas.

Texto: Elizete Alves/Jornalista - Assecom MPMS

Foto: 7ª Promotoria de Justiça