Nesta segunda-feira (19/6), o governo do Estado de Mato Grosso do Sul deu início à XIX Semana Nacional e II Semana Estadual antidrogas, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O evento comemora os 20 anos de criação do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, compuseram a mesa Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Gasparini Terra; o Prefeito de Campo Grande, Marcos Trad; o Presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi; o Deputado Federal Luiz Henrique Mandetta; o Secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa; a Secretária de Estado de Educação Maria Cecília Amêndola Motta e a Secretária Municipal de Educação Ilza Matheus de Souza.

Na ocasião, o Procurador de Justiça Sérgio Harfouche foi convidado para fazer a abertura do evento. Em sua fala, o Procurador saudou a todos os presentes e destacou a importância do Conselho Estadual Antidrogas, do qual é Presidente: “Agradeço publicamente às pessoas que fazem parte do Conselho e que são incansáveis. Essas pessoas se reúnem semanalmente sem qualquer gratificação, a não ser com a satisfação de contribuir com as nossas políticas públicas, obrigado pelo apoio nesses 10 anos à frente desse Conselho e na realização deste evento”, finalizou. 

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes. Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U.A), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do PROERD.

De acordo com dados do Governo, o Proerd já atendeu mais de 279 mil pessoas em todo o Estado durante os 20 anos de existência.  Somente em 2016, 50 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino foram atendidos pelo programa.

 

Texto: Ana carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Foto: Giovana Silveira

*Com informações do site da Policia Militar de MS