Nesta sexta-feira (14/7) o Conselho de Comunidade de Campo Grande realizou o “IV Premio Benjamin Padoa” para reeducandos e parceiros contratantes. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Estácio de Sá, campus TV Morena.

A mesa de autoridades foi composta pela Promotora de Justiça e Presidente do Consellho da Comunidade de Campo Grande (CCCG/MS) Regina Dornte Broch; a Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho; o Secretário Executivo do CCGS/MS Nereu Alves Rios, na ocasião representando Albino Coimbra Neto, juiz auxiliar da vice presidência do Tribunal de Justiça; o Diretor-Presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário  (Agepen) Aud de Olveira Chaves; o Superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejusp Rafael Garcia Ribeiro, no ato representando o secretário de segurança pública José Carlos Barbosa e o sócio-diretor da Engepar, na ocasião representando as entidades parceiras do CCCG/MS.

O evento é resultante da ação efetiva do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo principal a reinserção social do reeducando na sociedade, tanto do sexo masculino como feminino. Este ano, foram homenageados e premiados em dinheiro os reeducandos Geraldo Francisco dos Santos Filhos e Merci de Fátima dos Santos. Foram homenageadas também empresas parceiras do Conselho da Comunidade de Campo Grande.

Prêmio Benjamin Padoa

O Prêmio foi criado para homenagear o Professor Benjamin Padoa, que foi um dos fundadores do Conselho da Comunidade de Campo Grande, e de grande importância para sua história, e que ensinou muito por onde passava, sendo exemplo, para todos que o conheceram, de honestidade, bondade e respeito ao próximo. Familiares do professor estiveram presentes na premiação deste ano.

Em sua fala, o superintendente de Políticas Penitenciárias da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) destacou a importância do Ministério Público no Conselho da Comunidade e o trabalho da Promotora Regina Dornte Borch. “Ninguém melhor que o Ministério Público para conhecer e estar presente dia a dia na ressocialização do preso”.

A Promotora de Justiça e Presidente do CCCG Regina Dornte Broch agradeceu os parceiros e funcionários do Conselho da Comunidade e destacou a atuação do órgão. “Pelo o que eu tenho visto e participado, o Conselho é um herói. Ele faz muita diferença, ajuda, reinsere e através da sua existência, resgata essas vidas e proporciona às pessoas que erraram poderem estar aqui hoje, emocionadas, se sentindo importantes, e são importantes!”

Conselho da Comunidade de Campo Grande

O Conselho da Comunidade é um órgão criado pela Lei de Execução Penal para efetivar a participação da sociedade na recuperação do infrator, assim como para auxiliar o Poder Judiciário na fiscalização do cumprimento da pena. Seus conselheiros são nomeados pelo Juiz da Execução e devem visitar estabelecimentos penais, entrevistar, apresentar relatórios ao mesmo e diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao internado, em harmonia com a direção do estabelecimento.

O Conselho da Comunidade de Campo Grande foi fundado no dia 15 de junho de 1992, inspirado no artigo 80 da Lei de Execução Penal e revitalizado no ano 2000 pelo MM Juiz de Direito da 1ª Vara de Execução Penal, Francisco Gerardo de Souza. O Conselho foi criado para auxiliar os juízes e as autoridades constituídas junto aos egressos e à população carcerária em todas as tarefas vinculadas à readaptação e reconquista da cidadania plena.

São oferecidos pelo Conselho, vários tipos de mão de obra como: alvenaria, construção civil, corte e costura, elétrica, hidráulica, jardinagem e paisagismo, pinturas e texturas, reciclagem de lixo e serviços gráficos.

 

Texto e foto: Giovana Silveira, estagiária/Assecom, com supervisão de Ana Carolina Vasques, Jornalista/Assecom