Com o intuito de oportunizar ao público externo a possibilidade de estudar em uma escola vocacionada para o desenvolvimento de temáticas ligadas ao Ministério Público, a Escola de Direito da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (EDAMP) iniciou, no final de julho, suas atividades acadêmicas.

Criada pela Diretoria-Executiva da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), biênio 2017-2019, em 10 de fevereiro deste ano, a EDAMP oferece à comunidade acadêmica e profissional possibilidades plurais do estudo e investigação do Direito.

O Diretor-Geral da Escola e Presidente da ASMMP, Promotor de Justiça, Lindomar Tiago Rodrigues, explicou que o projeto foi apresentado durante a reunião da Diretoria-Executiva que marcou o início do mandato em curso, no dia 10 de fevereiro. “Apresentei o projeto e de imediato obtive o total apoio de todos os integrantes. Ali começamos a falar da EDAMP (embora ainda não se tivesse definido o nome) e das possibilidades plurais que se abririam”. Na ocasião, o Diretor-Geral recebeu o apoio incondicional dos Diretores da ASMMP Romão Ávila Milhan Junior, Vice-Presidente; Juliano Albuquerque, Secretário; Plinio Alessi Júnior, 2º Secretário; Gevair Ferreira Lima Júnior, 1º Tesoureiro; Maria Elizabete Dias Gaeta da Cunha, 2ª Tesoureira.

Segundo o Diretor-Geral da EDAMP, nos últimos seis meses, o trabalho de toda a equipe foi intenso. “Foi preciso desenvolver todos os materiais, criar todas as identidades e conteúdos. Um trabalho dificílimo, porque é diferente das atividades rotineiras. Do nome da Escola, ao desenho da logo, o desenvolvimento do site (a decisão sobre menus, abas, links etc), toda a identidade visual e de marca da EDAMP”, ressaltou. “Com os respectivos desenvolvimentos e criação de todo o conteúdo e informações, as sucessivas reuniões para se conseguir um convênio que certificasse nossos cursos de pós, todo o detalhamento de projeto pedagógico, plano de ensino e cumprimento de regulamentos do MEC, as várias estratégias de marketing e publicidade para atingir o público alvo etc. são apenas alguns exemplos dos enormes desafios levados a cabo com muito trabalho, competência e dedicação”, conta Lindomar.

Com a aprovação da Diretoria-Executiva, o Diretor-Geral da EDAMP apresentou o projeto inicialmente ao Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, que de imediato garantiu o seu apoio à criação de uma unidade educacional vinculada à Entidade de Classe e aberta ao público externo.

Após receber os apoios da Diretoria-Executiva da ASMMP e do Procurador-Geral de Justiça, o próximo e decisivo passo foi compor a primeira Diretoria da Escola. A responsabilidade de tirar do papel o projeto da escola tocou os Promotores de Justiça Amilcar Araújo Carneiro Júnior, Diretor Pedagógico; e Fábio Ianni Goldfinger, Diretor Administrativo; que aceitaram o convite e fazem parte do projeto.

O início das atividades da EDAMP foi marcado com uma Aula Magna proferida pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, que falou sobre Ministério Público, Democracia, Justiça e Igualdade e temas afins, respondendo aos mais variados questionamentos com a desenvoltura própria de quem tem segurança teórica e prática no conteúdo ministrado.

Para o Diretor-Geral da EDAMP, a satisfação de realizar um projeto como este está em criar e instituir uma escola que é direcionada à comunidade jurídica em geral e aproximar o Ministério Público com a classe estudantil. “É esta aproximação que facilitará que Membros do Ministério Público atuem como verdadeiros formadores de opinião, influenciando uma geração que gradualmente passa a ocupar importantes posições em nossa sociedade" finalizou.

A EDAMP

Atualmente a Escola do Ministério Público conta com 112 matrículas, sendo 76 no curso de pós-graduação em "Direito Penal e Processo Penal: Corrupção, Crime Organizado e Democracia" e 36 no curso de pós-graduação em "Direitos Difusos e Processo Coletivo". Os cursos oferecidos são uma parceria da EDAMP com a Unigran Capital, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). As aulas são quinzenais, aos sábados, com duração de 18 meses, totalizando 400 horas.

A EDAMP oferece programas de Pós-Graduação Lato Sensu, cursos de extensão e capacitação voltados aos Membros do Ministério Público e servidores da Instituição, além da formação e preparação dos profissionais que procuram as carreiras jurídicas, especialmente a do Ministério Público, com a realização dos cursos específicos. O quadro docente é formado por Professores reconhecidos e titulados, vários deles Membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul com vocação acadêmica e afinidade com as temáticas lecionadas.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: ASMMP