Está sendo realizado, no prédio da Procuradoria-Geral da Justiça (PGJ), o Curso de Capacitação de Acessibilidade para servidores do Ministério Público Estadual, das áreas técnicas do Daex (Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução), do Departamento de Engenharia da PGJ, da 67ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão e dos Direitos Humanos.

O curso tem como principal objetivo proporcionar, ainda mais, qualificação aos servidores que atuam na área de acessibilidade, possibilitando melhorias nas fiscalizações, bem como na execução dos projetos a serem implantados pelo Ministério Público Estadual.

Com duração de dois dias, o curso está sendo ministrado pelo arquiteto e especialista em acessibilidade na cidade de São Paulo, Eduardo Ronchetti de Castro.

Para Ronchelli, a aplicação das leis de acessibilidade é obrigatória, mas a melhor forma de como se aplicar a lei é colocar-se no lugar da pessoa com deficiência.

Ele ainda explica que este curso de capacitação é uma forma dos servidores conhecerem um pouco mais das necessidades destas pessoas e saber como funciona na prática, uma vez que o Ministério Público é o maior agente de promoção de acessibilidade no Brasil. Dessa forma, o servidor que conhece na prática poderá cobrar de forma correta.

O curso é uma iniciativa da Comissão de Acessibilidade do Ministério Público Estadual que tem como presidente o engenheiro civil Renato Boggi Rodrigues; e os arquitetos: Jean Claud Borges Maciel Pinheiro, Megaron Molossi, Thaís Rodrigues e Bruno Dantas, além das analistas de direito Maria Caroline Lima Madureira e Luisa de Marilac Silva Cordeiro Almeida.

Texto: Elizete Alves/ Jornalista – Assecom

Fotos: Yuri Ricart