O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, participou na manhã desta terça-feira (17/10) do lançamento da ação “Doe Lenços – Outubro Rosa”, de iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da deputada Mara Caseiro. A campanha visa arrecadar lenços a serem doados à Rede Feminina de Combate ao câncer.

Durante a solenidade, no Saguão do Palácio Guaicurus, a deputada Mara Caseiro entregou à Promotora de Justiça o cartaz e as caixas que ficarão nos postos de arrecadação de lenços. Também são apoiadores da campanha o Governo do Estado, na ocasião representado pela Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues Nobre; o Tribunal de Contas do Estado, representado pela conselheira Marisa Serrano; e o Tribunal de Justiça, representado pela Desembargadora Maria Isabel de Matos.

No encerramento do lançamento, a Prefeitura Municipal de Campo Grande e a Defensoria Pública também aderiram à ação.

Arrecadação

Segundo a Assembleia a proposta beneficiará muitas mulheres em tratamento contra o câncer, elevando a autoestima e as incentivando na luta pela vida, entretanto, sabemos que o êxito se atinge com a união de esforços.

O período de arrecadação dos lenços acontece de 17 a 27 de outubro. Os pontos de arrecadação estão nos relógios de ponto da Instituição, na Procuradoria-Geral de Justiça - PGJ, nas promotorias de justiça da rua da Paz e da rua Ricardo Brandão.

No final do mês 30 e 31 de outubro, o MPMS recolherá os lenços doados nos pontos de arrecadação, e fará a entrega à Assembleia Legislativa, fechando o mês da campanha Outubro Rosa.

História do Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 

 

Waléria Leite – Assessora de Comunicação / Jornalista

Fotos – Giovana Silveira