O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou na tarde desta sexta-feira (1/12) o resultado do 24º Concurso de Melhor Arrazoado Jurídico – prêmio realizado pela Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) e que visa destacar o trabalho e o desempenho dos Membros da Instituição nas áreas cível e criminal.

Na ocasião, o Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Lindomar Tiago Rodrigues anunciou os vencedores da área cível: a Promotora de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Corumbá Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina ganhou o primeiro lugar do Concurso. O segundo lugar foi para a Promotora de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Corumbá Viviane Zuffo Vargas Amaro. O terceiro lugar ficou com o Promotor Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro, da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Amambai.

Na área criminal, os vencedores foram: primeiro lugar – Promotor de Justiça Rodrigo Correa Amaro; segundo lugar – Promotor de Justiça Claudio Rogerio Ferreira Gomes; terceiro lugar – Promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida.

A Comissão Julgadora do 24º Concurso foi formada pelos Procuradores de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa e José Carlos de Oliveira Robaldo (Procurador aposentado), e pelos Promotores de Justiça Antonio André David Medeiros, Radamés de Almeida Domingos e Plínio Alessi Junior.

Painel Institucional do VII Congresso Estadual

No período da manhã o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, assinou um convênio com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul – ANOREG-MS, que visa permitir o acesso à base de dados da Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Estado de Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça entregou uma homenagem ao Presidente da ANOREG-MS, Juan Pablo Correa Gossweiler.

O painel institucional foi formado pelo Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos; pela Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS Bianka Karina Barros da Costa; pelos Promotores de Justiça e Assessores Especiais do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar Zeni e Ricardo de Melo Alves e pelo Promotor de Justiça e Coordenador do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (DAEX) e do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação, Antonio André David Medeiros.

Na ocasião, cada Promotor apresentou palestras referentes às atividades que desempenham dentro do Ministério Púbico do Estado de Mato Grosso do Sul. Iniciando o painel institucional, o Promotor de Justiça Paulo Cezar Zeni apresentou a palestra “Office 365, Regulamento do Processo Eletrônico e Única Instância”.

O Promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves discorreu sobre “Mapa do Crime, MP Social e SAJ Relatórios”. Já a Promotora de Justiça Bianka Karina Barros apresentou a palestra “@Serviços”, em que discorreu sobre a agilidade e eficiência desempenhadas pelos servidores do MPMS no atendimento aos Membros.

O Promotor de Justiça e Coordenador do DAEX, Antonio André David Medeiros finalizou o painel da manhã, onde abordou o tema “Sistema Plutão e Portal Daex”.

Painel CNMP

 Antes de dar início ao painel do período da tarde, o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, entregou uma placa de homenagem ao Procurador de Justiça do Estado de Mato Grosso Marcelo Ferra de Carvalho pela excelência do segundo mandato junto ao Conselho Nacional do Ministério Público.

O painel do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contou com a presença do Conselheiro Nacional do Ministério Público Lauro Machado Nogueira e do Procurador de Justiça do Estado de Mato Grosso, Marcelo Ferra de Carvalho que apresentaram o tema “Ministério Público – Defesa da Sociedade, Relacionamento Interinstitucional e Mídias Sociais”. O Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda foi convidado para presidir os trabalhos do painel do CNMP.

Finalizado o último dia do VII Congresso Estadual do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, foi realizado o lançamento do livro “Dez Anos de Reflexões”, de autoria do Procurador de Justiça aposentado do MPMS José Carlos de Oliveira Robaldo. A obra é uma publicação da editora Contemplar e tem como finalidade realizar uma reflexão sobre os temas jurídicos, políticos e afins.

Texto: Ana Carolina Vasques/ Jornalista-Assecom

Foto: Elizete Alves