Na Reunião Ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça desta quarta-feira (28/03) foi aprovado e por aclamação o nome “Fadel Tajher Iunes”, para o edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul em homenagem aos relevantes serviços prestados ao Ministério Público Estadual, bem como a sociedade. A proposta será encaminhada para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por se tratar de justa homenagem póstuma.

A proposta para denominar “Fadel Tajher Iunes”, o edifício-sede da PGJ foi formulada pelo Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto por meio da Portaria nº 0011/2017/PGJ/MPMS.

Os autos foram encaminhados à Comissão de Assuntos Institucionais e Defesa de Prerrogativas do Colégio de Procuradores de Justiça composta pelo Procurador de Justiça Sérgio Luiz Morelli, presidente; pelo Procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti, Membro; e pela Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, Membro e Relatora; para análise e deliberação.

A Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva apresentou o parecer favorável, destacando a atuação e trajetória do Procurador de Justiça aposentado Fadel Tajher Iunes, em memória.

O homenageado ingressou no Ministério Público Estadual em 1963, no cargo de Defensor Público, e foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça, em 1980. Prestou 50 anos de serviços ao Estado, sendo 40 anos e sete meses dedicados exclusivamente ao Ministério Público Estadual, órgão em que foi Procurador-Geral Adjunto; Corregedor-Geral do Ministério Público e Procurador-Geral de Justiça por dois biênios (1995/1996 e 1997/1998). Vale destacar que a aquisição do edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, o qual se visa denominar “Fadel Tajher Iunes”, foi uma das inúmeras conquistas de sua administração.

Fadel Tajher Iunes também prestou relevantes serviços à sociedade campo-grandense e ao Estado de Mato Grosso do Sul, seja como Membro do Ministério Público Estadual, seja como um atuante cidadão, com ênfase para sua atuação na Maçonaria, na qual por longos anos foi Grão-Mestre e fundador de inúmeras lojas maçônicas.

Para o proponente Antonio Siufi Neto além de ser uma justa homenagem a um destacado Membro do Ministério Público e cidadão, cuja trajetória é vista, Fadel Tajher Iunes foi reconhecido “(...) como uma ponte que foi erguida e concretada na sua fé inabalável nos homens e nas Instituições, e que estava soldada e sustentada nos alicerces familiares, e na sua incansável determinação de trabalho”, declarou.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos parabenizou o Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto pela iniciativa da homenagem e ressaltou “se hoje o edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça pertence ao Ministério Público Estadual é graças ao trabalho desenvolvido à época pelo Doutor Fadel”.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS