O Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos foi nomeado pelo Governador Reinaldo Azambuja, nesta quarta-feira (28/03), no exercício da sua competência legal, e tendo em vista o disposto no art. 6º da Lei Complementar nº 72, de 18 de janeiro de 1994, para exercer o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado no biênio 2018/2020.

O Procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos foi candidato único ao cargo e eleito com 180 votos. Esta é a primeira vez na história do Ministério Público de Mato Grosso do Sul que apenas um candidato disputou a formação da lista tríplice para a escolha do Procurador-Geral de Justiça.

Compareceram ao pleito, 200 Procuradores e Promotores de Justiça, houve 19 abstenções e 20 votos em branco.

“Essa foi uma eleição com aceitação expressiva e isso significa o reconhecimento do trabalho de toda a equipe que luta para construir um ideal de Ministério Público”, afirmou o Procurador de Justiça eleito, Paulo Cezar dos Passos. “Agora vou continuar trabalhando atendendo aos interesses primários da sociedade, possibilitando uma maior estrutura aos Membros do Ministério Público e aos nossos servidores, mas principalmente, atendendo, de maneira mais eficiente, à sociedade que é a razão da nossa existência”, finalizou.

Trajetória

Defensor Público do Estado de Mato Grosso do Sul de 1991 a 1992, Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul de 1991 até 2014, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público de 2007 a 2008, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul desde 2014 e atualmente é Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Possui graduação em Ciências Jurídicas - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1989) e mestrado em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense (2008). Professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, lecionando Direito Processual Penal e Interesses Difusos e Coletivos. Professor da Esmagis - Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul, lecionando Interesses Difusos. Professor contratado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, lecionando Direito Processual Penal. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito penal, processo penal e interesses difusos e coletivos, centrados na área penal.

 

Waléria leite – Assessora de Comunicação/Jornalista MPMS

Imagem: Ana Paula Leite / Jornalista MPMS