O Ministério Público do Trabalho, por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade sindical (Conalis) em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, realiza, neste mês de maio de 2018, a Campanha “Maio Lilás”.

A campanha que tem o objetivo de incentivar a realização de atividades que promovam o princípio da liberdade sindical. A iniciativa pretende estimular a participação da sociedade, sobretudo dos trabalhadores em ações de defesa dos seus direitos.

Durante todo o mês, diversas atividades destinadas a promover o princípio da liberdade sindical e seus presentados, trabalhadores e empresas

O mês de maio foi escolhido em virtude de nele se comemorar internacionalmente o Dia do Trabalho e a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido da cor lilás.

A campanha teve início em 2017 e neste ano ganha relevo especial em razão das mudanças promovidas nas relações de trabalho por força da lei 13.467/2017, a Lei da Reforma Trabalhista. Para ter acesso à cartilha, acesse http://www.mptemquadrinhos.com.br/

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS

Foto: Arquivo