Crianças carentes do Município de Dourados terão oportunidade de praticar esporte e ter mais qualidade de vida. É que foi lançado, nesta terça-feira (8/5), pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da 8ª Promotoria de Justiça, juntamente com a 3ª Vara Criminal de Dourados, o Projeto “Nadando em frente”. Na ocasião, também foram entregues 30 kits (maiô, óculos e uma camiseta) para crianças de 6 a 11 anos que participarão do Projeto. O lançamento do projeto foi realizado às 19 horas no Auditório do Prédio das Promotorias de Justiça do Município.

Durante a abertura do evento, fizeram parte da mesa: o Promotor de Justiça Juliano Albuquerque, titular da 8ª Promotoria de Justiça; o Juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de Dourados, César de Souza Lima; o Secretário Municipal de Educação Upiran Jorge Gonçalves da Silva; o Diretor-Presidente do Sicredi; e o Proprietário da empresa Aquacenter Escola de Natação, Bem Hur Mazzoni Laprano.

Participarão do Projeto, crianças carentes e/ou em situação de risco na modalidade de natação, de ambos os sexos, acolhidas nas unidades de acolhimento Institucionais. A princípio, serão selecionadas 30 crianças para participar do projeto.

De acordo com o Promotor de Justiça Juliano Albuquerque, idealizador do Projeto, a natação além de ser a atividade física mais completa para o desenvolvimento psicomotor da criança, implica em modalidade chave como fator de segurança, pois o indivíduo que domina o esporte dificilmente se acometerá de acidentes de afogamento, sendo este o tipo de acidente a segunda maior causa de óbitos em indivíduo de até 9 anos de idade.

As aulas serão ministradas duas vezes na semana com duração de 50 minutos, pelo período de 8 meses, sendo ministrada por profissionais de educação física do quadro de funcionários da academia. Serão duas turmas de 15 alunos cada, uma no período matutino e outra no período vespertino, no contra turno escolar.

Durante o Projeto, serão ministrados curso de básico de sobrevivência e aprendizagem do nado crawl, flutuação ventral e dorsal, juntamente com iniciação de nado de costas e mergulho elementar.

O Projeto conta com a parceria do Banco Sicredi e da AquaCenter Escola de Natação.

Texto: Elizete Alves/ Jornalista – Assecom MPMS

Fotos: Arquivo