Em virtude dos frequentes tombamentos de caminhões com cargas no entroncamento da BR-163 com a BR-060, rotatória onde termina a Avenida Gury Marques em Campo Grande, o Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas de Habitação, Urbanismo e do Patrimônio Histórico e Cultural (CAOHURB), está adotando medidas cabíveis com intuito de prevenir estes acidentes.

No dia 09 de maio deste ano, o CAOHURB encaminhou ofício ao Deletran (Delegacia de Repressão aos Crimes Relacionados à Atividade Executiva de Trânsito), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, e DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) solicitando dados a respeito do número oficial de ocorrências de tombamento de caminhões na rotatória registradas nos últimos cinco anos.

De acordo com o DNIT, entre os anos de 2013 a 2017, foram registrados 45 acidentes, sendo que 17 foram de tombamento de veículos com carga. Em 2018, já foram identificados 3 acidentes.

Segundo o Procurador de Justiça e Coordenador do CAOHURB, o MPMS está investigando uma possível suspeita de defeito de engenharia na pista no entroncamento da BR-163 com a BR-060. “Acredita-se que o número de tombamentos não ocorre somente por imperícia dos caminhoneiros, e sim pelo fato da curva da rotatória ser muito fechada”, ressaltou.

O CAOHURB vai encaminhar os dados para o órgão de execução das Promotorias de Justiça competente, a qual deverá instaurar procedimento e solicitar exame pericial ao DAEX (Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução) para tomar as providências cabíveis.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS