Começou nesta segunda-feira (23) o curso prático de capacitação “Depoimento Especial e Escuta de Crianças e Adolescentes no Sistema de Justiça” promovido pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS). O evento, visa orientar servidores da Instituição atuantes nas áreas de psicologia e serviço social, com técnicas da Escuta Especializada e do Depoimento Especial frente aos métodos tradicionais utilizados no Sistema de Justiça.

A abertura do evento contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos e da Diretora-Geral da Escola Superior do MPMS, Jaceguara Dantas da Silva, que na ocasião agradeceu o apoio do Procurador-Geral pelo empenho oferecido à Escola Superior. A Diretora-Geral agradeceu ainda o Promotor de Justiça George Zarour Cezar que organizou o curso, assim como os Membros do Conselho Administrativo-Consultivo da ESMP-MS, o Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa e os Promotores de Justiça Paulo Cezar Zeni, Paulo Ishikawa e Antonio André David Medeiros.

A Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola destacou a importância deste curso para a capacitação dos servidores que atuam na área de Infância e Juventude:

“Sabemos o quanto a infância é importante para a nossa sociedade como um todo, pois é a partir dela que a pessoa poderá ter, quando assistida em todas as suas necessidades, um desenvolvimento pleno”.

Sobre os propósitos da ESMP-MS, a Diretora-Geral Jaceguara Dantas da Silva destacou que a meta é capacitar todos os que trabalham no Ministério Público: “Essa é uma determinação do Procurador-Geral de Justiça e nós seguiremos à risca. Toda a Diretoria proporcionará capacitação direcionada aos membros e servidores da nossa Instituição”. 

Já o Procurador-Geral de Justiça afirmou que eventos como estes, promovido pela Escola Superior, tem despertado em Membros e Servidores a busca pela capacitação de seus serviços para melhor atender a sociedade: “A Escola Superior do Ministério Público serve para nos capacitar e para nos tornar agentes de transformação social, e nós do Ministério Público temos que honrar a confiança que a sociedade deposita em nós”.

O curso que tem uma carga horária de 36 horas se estenderá até a sexta-feira (27/7) e será ministrado pela Coordenadora de apoio às Articulações Interinstitucionais, Assistente Social e Pós-graduada em Violência Doméstica, Doemia Ignes Ceni e pela Psicóloga e Coordenadora de Apoio aos Projetos da Coordenadoria de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Rosa Rosangela do Carmo Pires Aquino.

O curso contará ainda com as palestras da Juíza de Direito e Coordenadora da Infância do Tribunal de Justiça, Kátia Braun do Prado e do Juiz de Direto do TJMS e Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa/Portugal, Giuliano Máximo Martins.

 

Texto e foto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom