Foi realizado na manhã desta sexta-feira (20/7), a 5ª edição do Prêmio “Benjamin Padoa”, que tem como principal objetivo a reinserção social de reeducandos de unidades prisionais de Campo Grande, na sociedade. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Estácio de Sá, unidade TV Morena.

O evento é uma ação efetiva do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com o Conselho da Comunidade de Campo Grande (CCCG).

Na ocasião, foram homenageados e premiados alguns reeducandos, bem como empresas parceiras do CCCG. Como uma forma de incentivar a recuperação dos reeducandos e aumentar a contratação da mão de obra carcerária, o Conselho da Comunidade criou o Prêmio Benjamim Padoa, que está na sua 5ª edição, desde então tem premiado pessoas que se destacam pela disciplina, comportamento, servindo de modelo para os outros reeducandos na recuperação e integração na sociedade.

Fizeram parte da mesa: a Promotora de Justiça e Presidente do Conselho da Comunidade de Campo Grande, Regina Dornte Broch; o Diretor-Presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves; o Secretário Executivo do Conselho da Comunidade de Campo Grande, Nereu Alves Rios; a Promotora de Justiça da 1ª Vara de Execução Penal Paula da Silva Volpe; a Promotora de Justiça da 50ª Promotoria de Justiça, Renata Fernandes Goya Marinho; o Desembargador e Supervisor da Coordenadoria das Varas de Execução Penal do Tribunal de Justiça, Luiz Gonzaga Mendes Marques e o Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Nogueira Borges.

A Promotora de Justiça e Presidente do Conselho da Comunidade de Campo Grande, Regina Dornte Broch, ressaltou que o Prêmio é um incentivo aos reeducandos que vão ser inseridos novamente ao mercado de trabalho. “Eles estão se profissionalizando e, isto é um incentivo muito grande para eles. Com o prêmio eles vão recebendo uma remuneração, remindo a pena, sendo inserido ao mercado de trabalho, ou seja, é uma forma de valorizá-los, bem como proporcionar oportunidades.

A Promotora de Justiça Renata Goya acrescentou que “o objetivo do prêmio é reconhecer a reinserção dos reeducandos, principalmente dos parceiros, dos empresários que acreditam no projeto e na possibilidade de reinserção, tanto no trabalho como no social, destas pessoas”, pontuou.

Prêmio

O Prêmio Benjamin Padoa foi criado para homenagear o Professor Benjamin Padoa, que foi um dos fundadores do Conselho da Comunidade de Campo Grande. Benjamin Padoa ensinou muito por onde passava, sendo exemplo, para todos que o conheceram, de honestidade, bondade e respeito ao próximo. Familiares do professor estiveram presentes na premiação deste ano.

Conselho

O Conselho da Comunidade de Campo Grande (CCCG) acompanha atualmente 200 reeducandos. Eles trabalham em diversos locais, como por exemplo: na limpeza do Parque das Nações Indígenas, na reforma de escolas públicas, na Embrapa e em diversas empresas privadas.

Em 19 anos de atividades, o Conselho já ajudou a inserir no mercado de trabalho, milhares de egressos do regime semiaberto, aberto e de condicional. Além de ajudar na ressocialização, o trabalho gera economia para os cofres públicos e ajuda a diminuir a reincidência do reeducando no mundo do crime.

O Conselho da Comunidade de Campo Grande é constituído de um Conselho Diretor, composto por juízes, promotores de Justiça e defensores públicos, além de conselheiros de diversas instituições da sociedade, como OAB, Conselho de Serviço Social, Conselho de Psicologia, Pastoral Carcerária, entre outros.

Texto e Fotos: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS