Foi inaugurada na última quarta-feira (15/8), a Avenida que homenageia o local com o nome do Procurador de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Fadel Tajher Iunes. A Avenida tem 550 metros de extensão, conta com ciclovia e possui ligação entre as Avenidas Mato Grosso e Desembargador Leão Neto do Carmo, ambas localizadas no Parque dos Poderes. A Av. Dr. Fadel Tajher Iunes recebeu 18,51 km de drenagem.

A homenagem é um projeto de lei de proposição dos vereadores Prof. João Rocha e João César Mattogrosso.

A família do homenageado também prestigiou a inauguração, além de autoridades locais. Ao lado da mãe, Kaly Terezinha Iunes, o filho, Fadel Junior, agradeceu emocionado a homenagem. “É uma alegria ver o nome do meu pai estampado nessa placa”, declarou.

Para o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, “a homenagem reflete o reconhecimento do Município de Campo Grande, por seus Poderes Legislativo e Executivo, ao inesquecível Dr. Fadel Tahjer Iunes, um dos grandes nomes na história do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Para aqueles, como eu, que tiveram o privilégio de conviver com o Dr. Fadel, sempre ficará viva na memória a educação e a cordialidade nas relações humanas, traços perenes da sua personalidade”, enfatizou.

Na ocasião, o Procurador de Justiça Aroldo José de Lima, que também se fez presente, destacou a importância da homenagem, porquanto, além de ser merecida, o “Parque dos Poderes agora está completo com o nome do procurador de justiça a batizar moderna avenida, pois, como homem do seu tempo, sempre lutou pelo legado que deixou às gerações atuais, um MP dinâmico, estruturado, moderno e referência nacional em resolutividade em prol da sociedade civil”.

O Procurador de Justiça também será homenageado pelo Ministério Público do Estado. Em maio deste ano, por unanimidade, foi aprovada pelos deputados estaduais, o Projeto de Lei 66/2018 do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul que dá o nome “Fadel Tajher Iunes” para o edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

A proposta para denominar “Fadel Tajher Iunes” o edifício-sede da PGJ foi formulada pelo Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto em homenagem aos relevantes serviços prestados pelo Procurador de Justiça aposentado ao Ministério Público Estadual, bem como à sociedade.

Os autos foram encaminhados à Comissão de Assuntos Institucionais e Defesa de Prerrogativas do Colégio de Procuradores de Justiça composta pelo Procurador de Justiça Sérgio Luiz Morelli, presidente; pelo Procurador de Justiça Mauri Valentim Riciotti, Membro; e pela Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, Membro e Relatora; para análise e deliberação.

No dia 28 de março deste ano, na Reunião Ordinária do Colégio de Procuradores de Justiça, a proposta foi aprovada por aclamação. A proposta foi encaminhada para a Assembleia Legislativa de MS por se tratar de justa homenagem póstuma.

Trajetória

Dr. Fadel Tajher Iunes, Procurador de Justiça aposentado do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, natural de Corumbá - MS, faleceu em 2017. Iniciou sua carreira na vida pública em 12 de outubro de 1963, de acordo com Ato do Governo do Estado, de 30 de setembro de 1963, quando assumiu o exercício do cargo de Defensor Público da Comarca de Corumbá.

Em 1980 tornou-se Procurador de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Prestou 50 anos de serviços ao Estado, sendo 40 anos e sete meses dedicados exclusivamente ao Ministério Público Estadual, órgão em que foi Procurador-Geral Adjunto; Corregedor-Geral do Ministério Público e Procurador-Geral de Justiça por dois biênios (1995/1996 e 1997/1998

Fadel Tajher Iunes também teve grande destaque na Maçonaria, na qual por longos anos foi Grão-Mestre e fundador de inúmeras lojas maçônicas.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS

Fotos: PGJ e Câmara Municipal de Campo Grande