Representando o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, o Promotor de Justiça e Assessor Especial Fabio Ianni Goldfinger participou, na manhã desta terça-feira (7/8), do 1º Seminário Estadual de Controle Social “Transparência e Probidade Pública”. O evento é realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS) e reuniu autoridades locais, profissionais da contabilidade, acadêmicos de Direito e de Ciências Contábeis, além do público em geral.

Durante a abertura do evento, a mesa foi composta pelo Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche; pelo Promotor de Justiça e Assessor Especial da Procuradoria-Geral de Justiça, Fabio Ianni Goldfinger; pela Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do MS, Iara Sônia Marchioretto; pelo Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de MS, Ronaldo Chadid; pelo Presidente da Assembleia Legislativa de MS, Deputado Junior Mochi; pelo Controlador-Geral do Estado Carlos Eduardo Girão de Arruda; pelo Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e Alianças do Observatório de Campo Grande, Hugo de Oliveira; pelo Presidente da Comissão de Transparência e Probidade Pública da OAB/MS, Jefferson Elias Pereira dos Santos; e pelo Presidente do Conselho Federal de Contabilidade Zumir Ivânio Breda.

Na ocasião, foi lançada a Campanha “Abraçando o Controle Social”, que tem por objetivo conscientizar os profissionais da contabilidade e os gestores de Controle Interno das entidades públicas sobre a importância desses atores no funcionamento dos mecanismos de controle social, disponibilizados pelo Governo Federal, para o aperfeiçoamento dos sistemas de controle, transparência e fiscalização da administração pública.

Ao fazer o uso da Palavra, o Promotor de Justiça e Assessor Especial da Procuradoria-Geral de Justiça, Fabio Ianni Goldfinger destacou a importância dos profissionais da área contábil junto às ações do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. “Diante do desenvolvimento das ações do MPMS, como: combate à corrupção, de improbidade administrativa, dentre outras, realizada pela Instituição, é importante a participação dos contadores, seja por meio das suas associações, seja por meio dos órgãos onde atuam. O MPMS, dificilmente, terá êxito em uma ação de improbidade, por exemplo, sem a ajuda de um contador, por isso é necessário que haja a integração, bem como a proximidade entre as duas instituições”, concluiu o Promotor de Justiça parabenizando a categoria.

O evento terá continuidade no período vespertino, das 13h às 18h, com participação do Chefe da Controladoria-Geral da União em MS, José Paulo Julieti Barbieri, que falará sobre Rede de Controle MS; do Presidente do Observatório Nacional, Ney da Nóbrega Ribas que abordará o tema: Fiscalização feita pelo Observatório Social; do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV- EBAPE), Gregory Muchener que falará sobre o tema Transparência; e por fim, a presença do Chefe da Lava-Jato/SP, Thiago Lacerda Nobre sobre Crimes do colarinho Branco. Em seguida, será aberto para debate com o público.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS

Fotos: Gerson Walber/OAB