O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Jardim (MS), firmou parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS campus Jardim) na realização do Projeto: Análise ambiental das áreas de preservação permanente do rio Santo Antônio com uso de sensoriamento remoto.

Na primeira etapa do Projeto, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), foram doados para a UEMS um drone Phanton 4, uma bateria reserva para o drone e dois notebooks Dell Inspiron.

O Promotor de Justiça Allan Carlos Cobacho do Prado explicou que a parceria com a Universidade Estadual é de suma importância para proteção do meio ambiente, uma vez que professores e alunos residem na região e sabem de toda problemática local, em especial o assoreamento do rio Santo Antônio.

Da mesma forma, o Professor Sidney Kuerten ressaltou que “o momento marca a consolidação da parceria estabelecida com a Promotoria local e sua equipe de pesquisadores com o intuito de ampliar a produção de conhecimento técnico/científico sobre a bacia hidrográfica do Santo Antônio. O projeto tem por objetivo final a consolidação de ações de recuperação e manejo para toda área com vistas à preservação da quantidade e qualidade da água”.

O Professor Sidney Kuerten é Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP (campus Rio Claro/SP) e docente do curso de Geografia no campus de Jardim.

Texto: Promotoria de Justiça de Jardim – editado por Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS