O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol, titular da 17ª Promotoria de Justiça de Dourados em parceria com a Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (FAIND - UFGD), representada pelo Prof. Dr. Antonio Dari Ramos, realizou, na manhã desta última quinta-feira (18/10), o Seminário “O Acolhimento Institucional e Familiar de Crianças e Adolescentes Indígenas no Município de Dourados e Laguna Carapã”. O evento contou com a participação de toda a rede de proteção de Dourados e Laguna Caarapã.

De acordo com o Promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol, o objetivo do evento foi prestar um serviço a todas as instituições que labutam, direta ou indiretamente, com a temática do acolhimento de crianças indígenas nos citados municípios, visando propiciar um aprofundamento científico acerca dos costumes das populações indígenas, sempre no instituto de aprimorar, tecnicamente, os trabalhos de cada instituição envolvida na questão.

As palestras foram ministradas pelos Professores da FAIND-UFGD, Prof. Dr. Antonio Dari Ramos, Prof. Dr. Levi Marques Pereira, Prof. Me. Silvana Jesus do Nascimento e Prof. Me. Eliel Benites, sob a coordenação do Promotor de Justiça. As palestras abordaram noções de aldeia, reserva, acampamento de família; as implicações dos conflitos internos; bem como a discutição de ações estratégicas para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes indígenas vulneráveis.

Ao final, houve proposição da formação continuada dos profissionais atuantes junto aos grupos indígenas mediante a realização de um curso a ser ministrado pela FAIND-UFGD.

O evento contou com a efetiva participação dos técnicos das instituições de acolhimento de Dourados (Lar Santa Rita, Lar Ebenezer, Lar Renascer e IAME), dos Programas de Família Acolhedora, dos CRA’S e CREAS de ambos os municípios, bem como com representantes e técnicos da FUNAI, SESAI, Ministério Público Estadual e do Tribunal de Justiça.

Texto: 17ª Promotoria de Justiça – editado por Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS