Na manhã desta quinta-feira (13/12), a Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo recebeu da Promotoria de Justiça de Eldorado, por meio do Promotor de Justiça Gustavo Henrique Bertocco de Souza, um drone profissional com display Phantom 4 advanced.

A doação foi realizada, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Estadual e da Polícia Militar Ambiental que gerou recursos provenientes de ações fiscalizatórias da Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo.

O equipamento será utilizado para aperfeiçoar o monitoramento ambiental de sete municípios da região sul do Estado, sendo eles: Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi, Tacuru, Sete Quedas e Paranhos.

O equipamento representa um avanço em termos de fiscalização e contribui significativamente no combate as ações lesivas ao meio ambiente. No caso do drone, a abrangência e a amplitude das imagens que são capturadas em tempo real e poderão ser reproduzidas a uma distância de até 5 Km, principalmente em locais acidentados e de difícil acesso.

As imagens vão permitir eficiência aos relatórios e poderão nortear as ações, possibilitando a responsabilização administrativa, civil e criminal dos autores. Como é o exemplo da operação “Cervo-do-Pantanal”, executada pelo Ministério Público Estadual em parceria com a PMA, há quase um ano, que tem como principal objetivo capturar, por imagens de satélites, os desmatamentos ilegais.

De acordo com a PMA, em todo o Estado, em balanço realizado até o mês de outubro, foram 108 autuados, sendo verificado um total de 2.593,10 hectares de desmatamentos ilegais em 22 municípios. Foram aplicadas multas que perfizeram o valor de R$ 3.034.320,00.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS, com informações da assessoria da 15º BPM