Membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul estão em Brasília participando do Encontro Nacional Estruturante do Planejamento Estratégico Nacional (PEN) realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O evento que é realizado nesta segunda (10) e se estende até a quarta-feira (12/12) discutirá a estratégia do Ministério Público para os próximos dez anos, sugerindo objetivos e ações a serem desenvolvidas nas suas respectivas áreas durante esse período.

A abertura do Encontro contou com a presença do Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Sebastião Vieira Caixeta que destacou que esta é a oitava reunião realizada para coletar contribuições para o novo Planejamento Estratégico Nacional do MP, que está sendo elaborado pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do CNMP.

“Esse encontro da área estruturante é de extrema relevância para um bom êxito do nosso planejamento estratégico nacional e é pressuposto inclusive do êxito em relação à questão do planejamento estratégico finalístico. É importante a participação de todos neste evento para que possamos concretizar a elaboração do planejamento estratégico nacional para 2019”.

Participam do Encontro Nacional o Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional, Olavo Monteiro Mascarenhas; os servidores Nádia de Moura Mattos, da Secretaria de administração; Elisa Mari Kihara Zaha, da Secretaria de Finanças e Planejamento; Valdemilson Massayoshi Thaada, da Secretaria de Planejamento e Gestão e Cynthia Silveira, Coordenadora da Assessoria de Comunicação.

A Promotora de Justiça do MPMS, Ana Lara Camargo de Castro, Membro Auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), que na ocasião organiza o evento, apresentou os resultados de todos os encontros regionais realizados ao longo de 2018.  Os encontros foram etapas para a construção do novo Planejamento Estratégico Nacional do MP Brasileiro a partir da experiência dos próprios Membros e em modelo colaborativo e democrático.

Encontros Regionais

O Planejamento Estratégico Nacional realizou encontros em sete capitais do país, entre 26 de setembro e 22 de novembro: Belém (PA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Salvador (Bahia) e Rio de Janeiro (RJ). Ao todo, mais de 400 membros participaram, entre integrantes dos Ministérios Públicos Estaduais (MPEs), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 

Os eventos contaram com abertura, para contextualização dos participantes, e reunião de trabalho, para a efetiva proposição de valores institucionais, objetivos e ações estratégicas, com enfoque em iniciativas inovadoras.  Os participantes puderam fazer sugestões para cada um dos onze eixos de atuação do MP, elencados como prioritários em pesquisa aplicada à sociedade.

 Diagnóstico

A primeira fase do projeto de elaboração do Planejamento Estratégico Nacional envolveu a realização de um amplo diagnóstico, realizado por meio de entrevistas, reuniões com órgãos colegiados e aplicação de uma pesquisa para ouvir os membros do MP e a sociedade. 

Quase 10 mil pessoas responderam ao questionário eletrônico, entre os dias 8 de maio e 8 de junho, que teve como objetivo identificar as prioridades do Ministério Público para os próximos dez anos. Os resultados desse levantamento, assim como todos os detalhes sobre o projeto, podem ser acessados em www.cnmp.mp.br/pen.

 

Texto: Ana Carolina Vasques com informações da Ascom CNMP/Jornalista-Assecom

Fotos: Assecom CNMP