Nesta segunda-feira (03/12), aconteceu a solenidade de entrega da reestruturação do prédio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, unidade Ricardo Brandão. O prédio está localizado na avenida Ricardo Brandão, nº 232, no bairro Itanhangá Park, em Campo Grande.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos participou da solenidade que contou com a presença da Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva,  Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP-MS); da Procuradora de Justiça Nilza Gomes da Silva, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial; do Procurador-Geral Adjunto de Justiça de Gestão e Planejamento Institucional Olavo Monteiro Mascarenhas; do Procurador de Justiça Silasneiton Gonçalves, Ouvidor do Ministério Público; do Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto, Corregedor-Geral Substituto e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público e Social, das Fundações e Eleitorais; do Procurador de Justiça Hudson Shiguer Kinashi, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude; da Promotora de Justiça Bianka Karina Barros da Costa, Secretária-Geral do MPMS; do Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, Chefe de Gabinete do PGJ; do Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger, Assessor do Núcleo do Patrimônio Público e das Fundações; e do Promotor de Justiça Ricardo de Melo Alves, Assessor Especial, além dos Promotores de Justiça Adriano Lobo Viana de Resende, Marcos Alex Vera de Oliveira e Humberto Lapa Ferri.

Participaram também os Membros do Conselho Administrativo-Consultivo da ESMP-MS, Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa; e os Promotores de Justiça Antonio André David Medeiros, Coordenador do Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (DAEX) e Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI); Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Supervisor da Secretaria de Planejamento e Gestão; Paulo César Zeni, Assessor Especial; e George Zarour Cezar.

Em sua fala, a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, Diretora-Geral da ESMP-MS, cumprimentou todos os Membros e servidores e agradeceu ao Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos por toda a estruturação que ele tem possibilitado ao Ministério Público como um todo. “ Hoje o Ministério Público tem grandes e enormes conquistas graças ao seu esforço e de toda a sua Administração”. Ela fez um agradecimento especial aos Membros e servidores integrantes da Escola Superior do MPMS por toda a dedicação e trabalho que ambos têm desempenhado. “Estamos de casa nova e com muita vontade de continuar trabalhando, e com o apoio do Procurador-Geral de Justiça vamos continuar realizando um trabalho de qualidade visando o aperfeiçoando institucional”.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos cumprimentou a todos e fez um agradecimento especial à Procuradora de Justiça Nilza Gomes da Silva, ressaltando o seu trabalho na instalação da CIP (Central de Inquéritos Policiais), como Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), como Procuradora-Geral Adjunta, e também quando esteve à frente do CEAF. “Se hoje temos uma Escola Superior, muito se deve à Vossa Excelência que lá atrás pensou e disse sobre a necessidade do CEAF avançar e se tornar uma Escola”. Paulo Cezar dos Passos cumprimentou também a Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, Diretora-Geral da ESMP-MS, por toda a dedicação voltada ao Ministério Público e ressaltou que “se nós estamos avançando na parte institucional é graças ao seu trabalho e de toda a diretoria que integra a Escola do Ministério Público”. Ele fez ainda um cumprimento especial à Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa, pelo trabalho que tem desempenhado no Ministério Público. “A reestruturação da unidade Ricardo Brandão, como todas as obras que estão sendo feitas nos prédios do MPMS, tem a paixão, o comprometimento e a competência da Bianka. Em seu nome, cumprimento a todos os que integram o Ministério Público, Membros e servidores”.

Ao encerrar, o Procurador-Geral de Justiça destacou o papel institucional do Ministério Público pautado pela confiança da sociedade graças à competência, comprometimento e trabalho dos Membros e servidores “que dia a dia em cada cidade e rincão do Estado brasileiro ajudam a trazer um pouco mais de cidadania”.

Após a solenidade, todos os presentes conheceram as novas instalações da unidade Ricardo Brandão.

Unidade Ricardo Brandão

A reestruturação do prédio da unidade Ricardo Brandão abriga, na parte térrea, a recepção, protocolo, copa, refeitório, Ouvidoria, o Centro de Apoio Operacional Criminal (CaoCrim), o Núcleo Criminal (Nucrim), o Grupo de Atuação Especial da Execução Penal (GAEP) e o Grupo Especial de Atuação para o Controle Externo da Atividade Policial (GACEP).

No 1º andar, foi instalada a sala de audiência, o cartório das Promotorias de Justiça do Patrimônio Público, as 29ª, 30ª e 31ª Promotorias de Justiça do Patrimônio Público, o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC), e o Núcleo do Patrimônio Público.

Já o 2º andar do prédio abriga a Escola Superior do Ministério Público, que contém duas salas de aula, dois apoios, secretaria, gabinete da Diretoria, sala de reuniões, biblioteca, arquivo, copa e depósito.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS