A proteção de crianças e adolescentes no Carnaval de 2019 motivou o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a lançar a Campanha “Responsabilidade de Todos” que busca conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil e a venda e o consumo de bebida alcoólicas e de outras drogas para menores de 18 anos.

A iniciativa tem o apoio de diversas entidades e instituições do Estado como a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do MS e o COMCEX - Comitê Estadual Enfrentamento Violência Sexual. Em Campo Grande, a ação teve início com o Promotor de Justiça Nicolau Bacarji Junior da 33ª Promotoria de Justiça, que viu na Campanha uma ferramenta de disseminação de informação que auxiliará no enfrentamento aos crimes cometidos contra crianças e adolescentes.

Para fortalecer a segurança dos pequenos foliões, a Campanha “Responsabilidade de Todos”, busca, por meio de material educativo como cartazes, banner, spots para rádios, VTs, faixas, folhetos, posts para redes sociais, entrevistas e palestras, informar a população sobre as principais violações que podem acontecer com crianças e adolescentes principalmente nessa época de folia.

A campanha integra os demais órgãos de governo que atuam em festividades: Fundação de Turismo (Fundtur-MS), Conselhos Tutelares, Secretaria do Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e do Trabalho (SEDHAST), Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), Promotorias da Criança e do Adolescente do Ministério Público Estadual (MPMS) e outras entidades, que atuarão no desenvolvimento de ações e estratégias de fiscalização e enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes durante o Carnaval 2019.

Em Corumbá, cidade turística e tradicionalmente conhecida por sediar a maior festa de Carnaval do Centro-Oeste, a Prefeitura abraçou a Campanha do Ministério Público Estadual e está divulgando e distribuindo o material informativo para toda a população.

Para a Promotora de Justiça Ludmila de Paula Castro da Silva, Titular da 7ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, a Campanha visa a conscientização da comunidade local sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes:

“Esse ano a 7ª promotoria de justiça de Corumbá está empenhada em levar para a sociedade corumbaense e ladarense informações acerca dos crimes que afetam a vida de milhares de crianças e adolescentes em todo país. Corumbá e Ladário, por serem cidades turísticas precisam de uma atenção especial de vários organismos da sociedade para combater atos de exploração e abuso sexual infantil, além de fiscalização no que tange à venda e consumo de bebidas alcóolicas para os menores de 18 anos. Nesse carnaval, esperamos que os cidadãos aproveitem com responsabilidade a diversão que será proporcionada, mas sempre atentando-se para os riscos que as crianças e adolescentes podem estar submetidos nesse período do ano”.

Disque 100

Quem presenciar qualquer situação de violação de crianças e adolescentes, deve reportar a ocorrência para o conselho tutelar mais próximo ou para o Disque Denúncia Nacional – Disque 100, um serviço de utilidade pública, que recebe e encaminha denúncias de violências contra meninos e meninas. Outro importante mecanismo de denúncia é o 190 da Polícia Militar.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Imagens: Marketing-Assecom