Tendo em vista o sucesso do curso, a Escola Superior do Estado de Mato Grosso do Sul encerrou as inscrições para capacitação “Método de detecção da verdade” que será realizado nos dias 20 a 22 de março. De acordo com a direção da Escola Superior, a turma atingiu sua capacidade máxima de inscritos, esgotando o número de vagas em apenas dois dias.

No entanto, a ESMP-MS informou que para aqueles que não conseguiram realizar a inscrição, mas que mantém interesse na realização do curso, é necessário que enviem o pedido para o email escoladomp@mpms.mp.br para formação de lista para a segunda turma do “Método de detecção da verdade”, a ser realizado em data futura.

A capacitação é voltada para os Membros do Ministério Público e será ministrada na sede da ESMP-MS.

 O curso tem o objetivo de proporcionar meios para aumentar a interação e extração de informação de pessoas em contextos complexos. Melhorar a capacidade de avaliar a credibilidade da informação recebida por meio de observação e conversação na entrevista investigativa.

A programação do curso contempla cinco turnos: 1º - Conceitos de comunicação não verbal e apresentação do modelo S3; 2º - Análise de expressões faciais e de emoções; 3º - Linguagem corporal e análise não verbal da dissimulação; 4º - Canal da voz, estilo interacional e conteúdo e 5º - Canal psicofisiológico e entrevista. Cada turno corresponde a 4 horas-aula.

A palestrante é a professora Ana Paula Alves Ferreira Botelho que é Agente Federal de Execução Penal do Departamento Penitenciário Federal e referência nacional na temática de “métodos de detecção da verdade”.

Os interessados em participar da próxima turma podem manifestar interesse por e-mail até o dia 13 de março.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Imagem: Marketing/Assecom