Membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e do Judiciário se reuniram com integrantes de instituições parceiras, na última sexta-feira (15/2), para a realização da cerimônia de entrega de 46 tablets que foram doados aos beneficiados pela Campanha “Compartilhe o Natal”.

O Procurador de Justiça Francisco Neves Junior, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão e dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência, fez a abertura da solenidade e comentou sobre a importância da campanha, que tem como expressão a solidariedade das entidades públicas e privadas que abraçaram a ideia, destacando o apoio dos parceiros para o êxito de todas as edições do projeto. Em 2018, o “Compartilhe o Natal” chegou a sua quarta edição.

A Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva, Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público e idealizadora do projeto, ressaltou o valor dessa doação às instituições, pois “contribui decisivamente para modificar a vida dessas crianças com deficiência, que, mediante o uso destas ferramentas nos atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, recebem estímulos que possibilitam um melhor desenvolvimento”.

Os Procuradores de Justiça Francisco Neves Junior e Jaceguara Dantas da Silva, em nome do MPMS, agradeceram o Promotor de Justiça Juliano Albuquerque e o Juiz César de Souza Lima, ambos atuantes na comarca de Dourados, pela presença na solenidade e pelo apoio na obtenção da verba para a aquisição dos tablets.

A Diretora-Geral da ESMP fez questão de lembrar que esse apoio dos parceiros públicos e privados foi fundamental para que a campanha “Compartilhe o Natal”, pela primeira vez, fosse ampliada ao interior do Estado.

O Promotor de Justiça Juliano Albuquerque, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Dourados, discorreu sobre sua atuação local e, em especial, sobre a parceria estabelecida com o Poder Judiciário na execução da pena, visando o atendimento de diversos projetos sociais. Destacou que “os recursos são pequenos, mas, se bem aplicados, o retorno pode ser grande” e afirmou: “Penso que é muito importante ser dado uso à verba do cumprimento de pena para entidades que atendem crianças, adolescentes e idosos. É uma grande satisfação, um prazer. Fico grato em participar”.

O Juiz César de Souza Lima também fez uso da palavra, enfatizando o atendimento aos trabalhos sociais: “Esse recurso é oriundo do trabalho desenvolvido na Vara de Execução Penal da comarca de Dourados. O Ministério Público nos deu a oportunidade de contribuir com recursos para esse projeto. Eu agradeço e espero que todas as entidades façam bom proveito desses equipamentos no atendimento das crianças com deficiência”.

O Coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação, CI, Promotor de Justiça Antonio André David Medeiros, também participou da solenidade de entrega dos equipamentos.

Estiveram presentes para receber os tablets: Maria Célia Vasquez Pereira (APAE/Três Lagoas), Milton Carlos de Melo (APAE/Corumbá); Ida Merces do Nascimento (APAE/Nova Andradina); Regina Filipini (AACC/Campo Grande); Aparecida Bueno Nogueira (Pestalozzi/Campo Grande); Antônio José dos Santos Neto (CER/APAE/Campo Grande); Neide Salvador Pacheco de Lima (AMA); Nilo Sergio Laureano Leme, Coordenador Geral da APAE de Campo Grande; Paulo Henrique Muleta Andrade, Coordenador do CER/APAE; e Ottão Pereira de Almeida, Presidente da Federação das APAES.

 

Texto e fotos: Waleria Leite – Assessora de Comunicação/Jornalista