Foi realizado, na tarde desta última quinta-feira (7/8), o lançamento do Projeto “Nadando em Frente", edição 2019. Na ocasião, foram entregues novos kits a 27 crianças que participarão do Projeto, bem como foi entregue o certificado para as crianças que participaram da edição do ano de 2018.

O Projeto "Nadando em frente", lançado em abril de 2018, beneficiou crianças carentes, oriundas de Escolas Públicas. Dessa vez,  crianças/adolescentes abrigadas no Instituto Agrícola do Menor (IAME); no Lar Ebenézer e no Lar Renascer, também poderão ter mais qualidade de vida.

Os kits contém: maiô, óculos e uma camiseta para crianças de 6 a 11 anos que participarão do Projeto.

O público alvo do Projeto são crianças carentes e ou em situação de risco. 

Durante o projeto, será ministrado às crianças, o curso de básico de sobrevivência e aprendizagem do nado craw, flutuação ventral e dorsal, juntamente com iniciação de nada de costas e mergulho elementar.

As aulas serão ministradas duas vezes na semana e terá duração de 50 minutos, pelo período de 8 meses, sendo ministradas por profissionais de educação física do quadro de funcionários da academia. Serão duas turmas de 15 alunos cada, uma no período matutino e outra no período vespertino, no contra turno escolar.

O Projeto é de iniciativa da 8ª Promotoria de Justiça da comarca de Dourados, em parceria com a 3ª Vara Criminal de Dourados, a Escola de Natação Aquacenter e o Banco Sicredi. Tem como objetivo proporcionar acesso à população carente ou em situação de risco à modalidade de esporte denominada natação que, além de ser atividade física, propicia o desenvolvimento psicomotor dos infantes envolvidos, tendo como público alvo crianças e adolescentes da rede pública de ensino e acolhidas institucionalmente.

 Fizeram parte da mesa: o Promotor de Justiça Juliano Albuquerque, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Dourados;  o Promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol, titular da 17º Promotoria de Justiça de Dourados; a Promotora de Justiça Fabrícia Barbosa Lima, titular da 9ª Promotoria de Dourados; o Juiz de Direito da 5ª Vara Cível de Dourados, César de Souza Lima; o Juiz de Direito da 3ª Vara Criminal de Dourados,  Eguiliell Ricardo da Silva;  o Juiz aposentado Celso Shutz, no ato representando a Prefeita Municipal de Dourados; o Presidente da Câmara Municipal de Dourados Alan Guedes; o Proprietário da Escola de Natação Aquacenter, Ben Hur Mazzoni Laprano; e, a Gerente de Unidade do Banco Sicredi Luciana Maria Rosa Marques, além de pais, alunos e Diretores das Instituições de Acolhimento de Dourados.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS