O Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Marcos Antonio Martins Sottoriva, tomou posse, nesta quinta-feira (21/3), como 1º vice-presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público (CNCGMP). A posse foi realizada no MPPR, em Curitiba, durante a 115ª Reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.

A solenidade também empossou o Corregedor-Geral do Ministério Público do Paraná, Moacir Gonçalves Nogueira Neto, como Presidente do Conselho Nacional. A diretoria do CNCGMP iniciou seu mandato em 1º de janeiro deste ano e, além de Moacir Gonçalves Nogueira Neto, é composta por Marcos Antonio Martins Sottoriva, do Mato Grosso do Sul (1º vice-presidente), Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, do Maranhão (2º vice-presidente), Estela Maria Pinheiro do Nascimento Sá, do Amapá (1ª secretária), Luciana Sapha Silveira, do Rio de Janeiro (2ª secretária), Paulo Roberto Moreira Cançado, de Minas Gerais (diretor financeiro) e Ivan Saraiva Melgaré, do Rio Grande do Sul (diretor de Comunicação Social).

Ainda nesta quinta-feira, a 115ª Reunião do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União apresentará o painel sobre planejamento estratégico, com o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Sebastião Vieira Caixeta, seguida de debate sobre as atividades da corregedoria nacional previstas para 2019, com exposição do corregedor nacional, Orlando Rochadel Moreira. Em seguida, estão previstos painéis com os temas “Resolutividade em Notícia de Fato”, com exposição da Corregedora-Geral do MP do Amazonas, Jussara Maria Pordeus e Silva e “Teletrabalho”, com o Corregedor-Geral do Ministério Público Federal, Oswaldo José Barbosa Silva.

Na manhã de sexta-feira, 22 de março, o Corregedor-Geral do MP de Santa Catarina, Ivens José Thives de Carvalho, falará no painel “A superação do paradigma da territorialidade para a delimitação das atribuições dos membros do MP”. A programação será encerrada com discussões colegiadas do CNCGMP.

CNCGMP

A nova Diretoria tem como prioridade incentivar que as Corregedorias trabalhem no aperfeiçoamento da obtenção de mecanismos que permitam avaliar e induzir a atuação do Ministério Público com foco em uma atuação pró-ativa frente aos problemas da sociedade.

Funções do órgão – O Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União foi instituído em 25 de março 1994 e tem entre suas finalidades a defesa dos princípios e funções institucionais do Ministério Público e as prerrogativas de seus membros e a promoção da integração das Corregedorias Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União entre si e com a Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom com informações do MPPR

Foto: MPPR