Por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã, sob a Titularidade do Promotor Gabriel da Costa Rodrigues Alves, o MPMS renovou, nesta quinta-feira (14/03), a parceria com a Prefeitura e a Polícia Militar de Ponta Porã para dar continuidade ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência – PROERD. A reunião aconteceu no Quartel do 4º Batalhão de Polícia Militar do município e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação juntamente com o Comandante do 4º BPM, TC PM Carlos Magno e o Promotor de Justiça Gabriel da Costa Rodrigues.

Na ocasião, foram entregues 2.500 (dois mil e quinhentos) livros do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência – PROERD os quais serão usados para a continuidade do Programa nas escolas municipais e estaduais de Ponta Porã, Ara Moreira e Laguna Carapã.

O Promotor de Justiça Gabriel Rodrigues destacou que a parceria é fundamental para a região tão vulnerável como a fronteira de Ponta Porã e, nesse sentido, o Ministério Público Estadual, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã, viabilizou o material didático a ser utilizado no Programa durante o ano de 2019.

“Ações como estas são um exemplo real de como a intersetorialidade é essencial quando o assunto é prevenção ao uso de drogas. Uma parceria que se repete mais um ano entre as Secretarias Municipais de Educação dos municípios envolvidos no projeto, 4º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Porã e 1ª Promotoria de Justiça de Ponta Porã”, destacou o Promotor.

A representante da Secretaria Municipal de Educação, professora Mirta Landolfi, afirmou que a Secretaria continua com a parceira do Proerd e assegurou que as camisetas para a formatura dos alunos das escolas municipais serão entregues pelo prefeito Hélio Pelufo, assim como será disponibilizada uma aula semanal em todos os quintos anos, para que o Policial desenvolva o Programa, juntamente com os professores regentes.

O 4º BPM de Ponta Porã propõe a continuidade das aulas ministradas por Policiais Militares, por meio do PROERD, visando prevenir crianças e jovens quanto ao uso indevido das drogas lícitas e ilícitas e suas consequências. O PROERD foi implantado no município no ano de 2005, e já formou mais de dezesseis mil alunos de Escolas Municipais, Estaduais e particulares nos Municípios de Ponta Porã, Aral Moreira, Laguna Carapã e Antônio João. A previsão é de formar 1.375 alunos neste primeiro semestre e 780 no segundo semestre em Ponta Porã. Laguna Carapã e Aral Moreira formarão aproximadamente 250 alunos cada.

O programa conta com currículos que podem ser aplicados para crianças da Educação Infantil, séries iIniciais, 5º e 7º ano e para pais (PROERD Pais). Para tanto, conta com parcerias das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, que atuam na confecção dos livros, das camisetas e do certificado, que é entregue ao final do programa em uma cerimônia de formatura.

PROERD

Desenvolvido em mais de 57 países, seguindo um padrão internacional, tem como origem o programa DARE (“Drug Abuse Resistance Education”), criado pela Polícia de Los Angeles, nos E.U.A., com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policiais, no qual o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão de prevenir a iniciação ao uso indevido de drogas bem como no combate à violência infantil, tendo sido adaptado para a realidade brasileira.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: 1ª PJ de Ponta Porã