A Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, titular da 50ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, realizou, nesta quinta-feira (25/04), a entrega de certificados dos vencedores do concurso que escolheu a logomarca da Feira do Artesão Livre produzida por internos da Capital, com representantes das instituições parceiras que realizam o evento, que será utilizada na divulgação da próxima feira.

O concurso recebeu 47 inscrições das unidades penais de Campo Grande do regime fechado, semiaberto e aberto, masculino e feminino. O primeiro e segundo lugar ficaram com Oséias Souza Carvalho, que recebeu a honra de ter seu desenho exposto no cartaz de divulgação da feira, o segundo lugar ficou com Nair Chaves Velasques.

A comissão julgadora composta por 6 pessoas observou cada detalhe, informação e critério dispostos no edital que observava a relação com o tema do evento, clareza da comunicação e criatividade.

“O objetivo de trazer a imagem da Feira do Artesão a partir dos desenhos dos internos foi justamente legitimar e tornar o evento simbólico e representativo do que eles percebem que o evento é; foi um julgamento bastante complexo e ao final se elegeu três desenhos que receberam as maiores notas”, ressaltou a Promotora Renata Goya.

Segundo Oséias, criador do trabalho vencedor, o desenho foi retratado em sua arte a costura, a pintura a dedo, as miçangas e a tatuagem utilizando sua marca de tinta, sua inspiração foi a liberdade através da imaginação. Oséias é formado em Administração e interno do Instituto Penal. “Me sinto mais humanizado por um desenho meu ser visto lá fora”, finaliza Oséias.

Nair que recebeu o terceiro lugar valorizou a oportunidade e incentivo que recebeu para realizar seu desenho, o artesanato para ela é um hobby que ela aperfeiçoou dentro do presídio. Ela recebeu a oportunidade de fazer cursos de maquiagem e culinária é interna do Estabelecimento penal Feminino Semiaberto e hoje trabalha em uma confeitaria de bolos. “Me foi dada uma oportunidade e eu desenhei minha história sobre o que eu sabia sobre o artesanato”, explica Nair.

Para Pedro Carrilho de Arantes, Chefe de Gabinete representando Aud de Oliveira Chaves, o Diretor Presidente “O interno muitas vezes se sente abandonado e essa oportunidade é para eles sentirem que estamos olhando para eles e esse trabalho terá repercussão no estado e até fora”.

Na entrega, também estiveram presentes o Diretor do Instituto Penal, Francisco Américo Sanabria, e representantes da Agepen, que agradeceram a Promotora de Justiça Renata Goya pela iniciativa e toda a equipe da Agepen que se engajou no incentivo aos internos que serve para valorização deles e de suas famílias.

A 10ª Edição da Feira do Artesão Livre será realizada de 8 a 10 de maio de 2019 no térreo do fórum de Campo Grande.

Segundo Renata Goya Marinho, o evento é um projeto desenvolvido onde se expõe o artesanato produzido pelos próprios internos. “Nesta edição vamos estudar a possibilidade de abrir no dia da feira um espaço com alguns desenhos para valorizar o trabalho que eles tiveram”, finaliza a Promotora Renata.

Texto e fotos: Raysa Lopes - Estagiária de Jornalismo – sob supervisão Waléria Leite - Jornalista