Com objetivo de debater o assoreamento dos rios em Bonito, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso do Sul convidou os Promotores de Justiça Luciano Furtado Loubet, Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do MPMS e Alexandre Estuqui Junior, titular da 2ª Promotoria de Bonito para discursarem na Audiência Pública “Bonito em debate: Uma análise sobre o assoreamento dos rios de Bonito”.

A Audiência foi mediada pelo Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS, Arlindo Muniz, e contou também com participação do Professor Raphael Chaia, Pós-Graduado em Direito Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Local.

O Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do MPMS Luciano Furtado Loubet destacou a importância em trazer para o debate um assunto tão urgente que envolve diversos segmentos da sociedade que buscam o bem comum - a preservação do meio ambiente: “Bonito é uma referência nacional e internacional de ecoturismo e qualquer situação que coloque em risco as belezas naturais, em especial a atividade turística, tem que ser observado de perto. É louvável a iniciativa da OAB/MS em chamar esse debate para que a gente possa esclarecer questões à sociedade e construir juntos a melhor forma de resolver esses problemas”, ponderou o Promotor de Justiça.

Para Promotor Alexandre Estuqui Júnior, o evento promovido pela ESA reforça a importância de Bonito: “A OAB/MS do lado do meio ambiente engrandece a nossa luta e essa Audiência Pública é fundamental na busca de soluções”.

O Professor universitário, Raphael Chaia, explicou que a região de Bonito é totalmente dependente do ecoturismo e que faz parte deste polo um dos principais biomas do país, que é o Pantanal. “A preservação acaba sendo necessária não somente para a exploração econômica do turismo, mas também para possibilitar as atividades de agronegócios que ali existem. A partir do momento que começam a surgir problemas, principalmente ao que tange os rios da região, é importante identificar as causas e as possíveis soluções para que as atividades possam continuar a serem desempenhadas”, reforçou.

Ao final da Audiência Pública, ficou definido que outras reuniões, juntamente com setores interessados e sociedade, deverão ser feitas a fim de encontrar medidas para a solução dos problemas.

A mesa de abertura do evento foi composta também pelo Diretor-Geral e Secretária-Geral Adjunta da ESA, Ricardo Pereira e Elaine Clair dos Santos, respectivamente; Presidente da Subseção de Bonito, Bianca Braga Medeiros; Desembargador do Tribunal de Justiça, Alexandre Bastos; Secretário-Adjunto da Semagro, Ricardo Senna, representando o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja; Coordenador da Frente Parlamentar dos Recursos Hídricos, Deputado Renato Câmara; Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Deputado Lucas de Lima e Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bonito Edmundo Deneves.

 

 

Texto: Ascom/OAB-MS com alteração de Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: OAB/MS