O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior do Ministério Público, realiza, nos dias 23 e 24/5, Reunião de Trabalho do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP) e do Grupo de Atuação Especial da Execução Penal do Estado de Mato Grosso do Sul (GAEP).

O evento que acontece no auditório do MPMS, em Dourados, tem como principal objetivo discutir e trocar ideias sobre assuntos pertinentes à execução penal e à atividade policial.

Durante a solenidade, fizeram parte da mesa: o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos; a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público Jaceguara Dantas da Silva; o Procurador de Justiça e Corregedor-Geral Substituto do MPMS Antonio Siufi Neto; a Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial Nilza Gomes da Silva; e o Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público Romão Avila Milhan Junior.

Ao fazer a abertura, a Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial Nilza Gomes da Silva agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento: “estamos iniciando alguns trabalhos para aprimorar a atuação de todos nós membros do MPMS, para que tenhamos uma atuação mais uniforme, coesa, com unidade institucional e dessa forma todos os objetivos sejam atingidos não só em lugares determinados, mas no Estado como um todo”, pontuou.

Por sua vez, a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da Escola Superior do Ministério Público Jaceguara Dantas da Silva enfatizou o trabalho realizado pela Escola Superior juntamente com os Centros de Apoio Operacional (CAOs) para proporcionar a possibilidade de uniformização na atuação dos membros do MPMS em suas respectivas áreas de atuação.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos destacou que: “A estruturação da Escola Superior, dos Centros de Apoio Operacional, a formação dos núcleos com a vinda de Membros da Primeira Instância para auxiliar os CAOs, a fim de que possamos ter uma atuação cada vez melhor, já que o MPMS está em um momento de transformação”, finalizou.

Na sequência, a Procuradora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial e Supervisora do GACEP Nilza Gomes da Silva; a Promotora de Justiça da comarca de Campo Grande e Coordenadora do GACEP Luciana Moreira Schenk; e o Promotor de Justiça do Núcleo Criminal Fabio Ianni Goldfinger discorrem sobre: “Uniformização de atuação do GACEP”.

Já na sexta-feira (24/5), os trabalhos continuarão, pela manhã, com visita à Penitenciária Estadual de Dourados - estabelecimento feminino de regime semiaberto, organizada pela Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho.

A partir das 14 horas, o Conselheiro Nacional do Ministério Público e Presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública Dermeval Farias Gomes irá ministrar palestra sobre o tema: “Desafios do Sistema Prisional”. A mediação será feita pela Promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do GAEP Renata Ruth Fernandes Goya Marinho.

Por fim, será debatido também sobre a Uniformização de Atuação do Grupo de Atuação Especial da Execução Penal (GAEP), com a participação da Procuradora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial, e Coordenadora do GAEP Nilza Gomes da Silva; da Promotora de Justiça da comarca de Campo Grande e Coordenadora Adjunta do GAEP Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, e do Promotor de Justiça da comarca de Dourados e integrante do GAEP Juliano Albuquerque.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom

Fotos: Ana Paula Leite da Silva/Jornalista - Assecom