Com objetivo de debater temas de saneamento, resíduos sólidos e logística reversa bem como de estimular os membros do Ministério Público a definirem metas e prioridades de atuação quanto aos temas, a Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) em parceria com o MPMS realizou, nesta sexta-feira (24/5), o “V Seminário – O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística” – edição Campo Grande.

O evento realizado no Auditório do CREA contou com a presença da Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio  Operacional da Promotorias de Justiça do Meio Ambiente Marigô Regina Bittar Bezerra, do Promotor de Justiça do Ministério Público do Maranhão Luis Fernando Cabral Barreto Junior, do Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do MPMS Luciano Furtado Loubet, do presidente do CREA Dirson Arthur Freitas, do Secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana de Campo Grande  Luis Eduardo Costa e do Tenente Coronel Queiroz representando a Polícia Militar Ambiental.

Ao fazer abertura, o Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet agradeceu a presença de todos, e fez menção à história de luta na defesa do meio ambiente da Procuradora de Justiça Marigô Regina Bittar Bezerra. O Promotor de Justiça ressaltou ainda a importância de debater os assuntos ambientais entre os órgãos públicos e as associações: “A questão ambiental não tem ideologia, mas é uma questão de sobrevivência que precisa ser vista com um viés técnico, somente assim avançaremos como sociedade”.

O seminário contou com três painéis de exposição de temas ambientais pertinentes à sociedade. O primeiro painel “Experiências Exitosas de Logísticas Reversa, Grandes Geradores e Destinação Final de Resíduos” contou com a participação da 26ª Promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro entre os palestrantes.

O painel “Gestão dos Resíduos Urbanos – Planos Municipais, Eliminação e Recuperação dos Lixões” teve como presidente da mesa a 42ª Promotora de Justiça de Campo Grande Andréia Cristina Peres da Silva e entre os palestrantes o 34º Promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida.

O último painel “Logística Reversa e Sustentabilidade Dificuldades e Perspectivas” teve como palestrantes  Thais Fagury (Abeaço), Rodolpho Caesar Mangialardo (FIEMS), Walter Plácido (Lavoro Solutions), Daniel Arguello Obelar (Cooperativa Coopermaras) e José Eduardo Ismael Lutti (MPSP).

 

 

Texto: Raysa Lopes e Nathália Rabelo/ Estagiárias Jornalismo – com supervisão de Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Assecom