Com o intuito de promover mudanças e adesão de novos hábitos sustentáveis, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul lançou, nesta terça-feira (18/6), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, a “Ação Econsciência”, realizada pela Secretaria-Geral do MPMS.

A Ação visa conscientizar membros e servidores quanto à metodologia de separação e coleta dos resíduos sólidos gerados nas dependências da Instituição, bem como a redução gradativa e definitiva dos copos de plásticos descartáveis para o consumo de bebidas quentes ou frias no âmbito do Ministério Público Estadual.

Compuseram a mesa solene: a Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Administrativa, Nilza Gomes da Silva; o Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; e a Promotora de Justiça e Secretária-Geral do Ministério Público, Bianka Karina Barros da Costa.

Ao fazer o uso da palavra, a Procuradora-Geral Adjunta de Justiça Administrativa Nilza Gomes da Silva, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância de preservar o meio ambiente, utilizando os recursos de forma adequada e sem desperdício.

Em seguida, a Promotora de Justiça e Secretária-Geral do Ministério Público Estadual, Bianka Karina Barros da Costa fez uma breve apresentação do projeto e destacou que as mudanças de cultura e comportamento são necessárias para a sustentabilidade do planeta. “Preocupado com essa realidade, é que o MPMS promove essa ação com intuito de gerar uma quantidade mínima de resíduos, pois, dessa forma faremos a nossa parte, ajudando o meio ambiente e reduzindo custos, ao aplicar os três `R´: reduzir, reciclar e reutilizar”, concluiu.

Na ocasião, o engenheiro civil e presidente da Comissão para Elaboração e Implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e da Construção Civil do Ministério Público Estadual (CGRS), Carlos Cesar de Araujo Junior explanou sobre as medidas propostas pela comissão.

O Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental, Luciano Furtado Loubet, contextualizou as temáticas Resíduos Sólidos, Reciclagem e Ministério Público.

Ao final do evento, como forma de preservar o meio ambiente e ter um comportamento ecologicamente correto, servidores do MPMS receberam canecas em substituição aos copos plásticos.

Lixo

Entenda os tipos de resíduos que podem ser misturados e como dispensá-los corretamente:

- Orgânico: restos de alimentos como carne, cascas de frutas, borra de café e arroz. Devem ser descartados corretamente, pois além do mau cheiro contaminam o solo e a água por conta da sua decomposição;

- Reciclável: vidro, plástico, papel ou alumínio. A reciclagem desses materiais reduz a poluição da água, do ar e do solo;

- Rejeito: clipes, papéis metalizados, grampos, guardanapos, papel higiênico e etc. São materiais que não são reaproveitáveis.

Texto: Elizete Alves/jornalista – Assecom