Buscando o aperfeiçoamento dos membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, a Escola Superior do MPMS assinou nesta segunda-feira (24/6) o Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

O acordo foi assinado pela Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP-MS Jaceguara Dantas da Silva e pelo Superintendente Estadual da ABIN em Mato Grosso do Sul Anderson Carvalho, na ocasião, representando a Escola de Inteligência (ESINT) da ABIN.

O plano de trabalho prevê o intercâmbio acadêmico, científico, técnico e cultural, que será realizado por meio de ações de cooperação mútua entre a ABIN, através da Superintendência Estadual de Mato Grosso do Sul, e a Escola Superior do MPMS. Além disso, dispõe sobre a capacitação de membros e servidores de ambas as instituições por meio de cursos, seminários e palestras de interesse mútuo.

Para a Diretora-Geral da ESMP-MS Jaceguara Dantas da Silva esse acordo atende aos anseios dos membros do Ministério Público que buscam aperfeiçoamento e informações na área de inteligência que possam auxiliá-los em seus trabalhos enquanto Promotores e Procuradores de Justiça.

O Superintendente da ABIN Anderson Carvalho agradeceu à diretora da ESMP Jaceguara Dantas da Silva, pela iniciativa de solicitar cursos da Escola de Inteligência (ESINT) e buscar a parceria: "O acordo vai aprofundar a parceria já existente da ABIN em MS com o MPMS de intercâmbio de informações e capacitação. A superintendência considera o acordo uma oportunidade de capacitação mútua de servidores que terão acesso a cursos de alto nível e contribuirá para que as instituições cumpram suas missões institucionais."

Participaram da assinatura do termo o Procurador de Justiça Evaldo Borges Rodrigues da Costa e os Promotores de Justiça Antonio André David Medeiros e George Zarour Cezar – membros do Conselho Administrativo-Consultivo da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom