Representando o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, a Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo participou, na manhã desta segunda-feira (24/6), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, da cerimônia de posse da atriz, modelo e empresária Luiza Botelho Brunet como embaixadora do Programa Mãos EmPENHAdas contra a Violência.

O Programa tem como objetivo disseminar informações sobre a violência doméstica e familiar e dos serviços de atendimentos à mulher em situação de violência, por meio de parcerias com profissionais de beleza.

Durante a solenidade de posse o Presidente do TJMS, Des. Paschoal Carmello Leandro destacou que “temos que dar, ainda mais, voz à representatividade deste projeto que tem alcançado bons resultados e se tornou referência no enfrentamento à violência que deixa sequelas e causa mortes em centenas de lares. As leis, as teorias são instrumentos importantes para operar uma profunda transformação na sociedade, mas apostamos no engajamento de toda a sociedade, para, juntos, alcançarmos a almejada mudança cultural”.

Idealizadora do Programa Mãos EmPENHAdas, a Juíza e Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Jaqueline Machado, ressaltou que “o feminicídio é a expressão mais extrema da violência contra a mulher e, ontem tivemos mais um em nosso estado. Só este ano em MS, somaram 20 mulheres mortas por razão de gênero, ou seja, pelo simples fato de serem mulheres. Quem é mulher sabe: somos vítimas de violência institucional, intrafamiliar, durante toda a nossa convivência. E esse projeto visa levar informação para essas mulheres vítimas de violência que, infelizmente, quando estão em um relacionamento abusivo não sabem aonde ir e quem procurar”, concluiu.

Por fim, a atriz Luiza Brunet agradeceu a oportunidade em representar as mulheres brasileiras e complementou “eu sofri violência doméstica e não me calei, desde então tenho trabalho em prol das mulheres tanto no Brasil quanto no exterior, portanto, sinto-me privilegiada em transformar a minha dor, como forma de ‘cura’ para outras mulheres”, afirmou.

Durante a posse da empresária, a equipe da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS realizou a 10ª edição da capacitação para 50 profissionais da beleza de vários salões da Capital, que escolheram fazer parte dessa iniciativa de vanguarda. Ao total, o Programa capacitou 241 profissionais e 39 consultores de beleza.

Programa

Em 2017 o Programa foi criado para capacitar profissionais da área da beleza, como agentes multiplicadores de informação no combate à violência contra a mulher, identificando e orientando as clientes com base na Lei Maria da Penha.

O programa já foi replicado em salões de beleza de São Paulo, Santarém (PA) e Teresina (PI) e despertou interesse de outros órgãos, por isso o TJMS editou a Portaria nº 1.485, que regulamenta a replicação do programa Mãos EmPENHAdas, permitindo que outras instituições, em todo o País, atuem no enfrentamento à violência contra a mulher.

Recentemente, o programa ganhou notoriedade nacional com a declaração de apoio de várias celebridades bem como a conquista do Prêmio Direitos Humanos 2018.

A embaixadora do Programa Luiza Brunet é natural do Estado de Mato Grosso do Sul e declaradamente vítima de violência doméstica, sendo a identificação de representatividade importante para despertar o sentimento de pertencimento das mulheres, além de dar visibilidade ao programa e fazer com que se expanda cada vez mais, ajudando inúmeras mulheres.

Nos últimos dias, Luiza Brunet tem postado em suas redes sociais sua participação em eventos em Nova York, Boston e New Jersey, com foco em mulheres de comunidades brasileiras.

Texto: Elizete Alves/Jornalista - Assecom – Informações TJMS