Com a participação de mais de 300 crianças de escolas públicas e projetos do esporte, o Promotor de Justiça Antônio Carlos Garcia, titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, participou da Ação Social “Futuros Campeões e Carbono Zero”, realizada no município de Três Lagoas, pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

A ação social foi promovida pela Confederação Brasileira de Motociclismo, em parceria com as Prefeituras de várias cidades que sediam a competição e, teve como objetivo reunir crianças, adolescentes e pilotos para um bate-papo descontraído sobre o universo desse esporte radical que tem despertado o interesse de dezenas de jovens por onde passa, bem como reforçar o ativismo ecológico.

De acordo com o Promotor de Justiça Antônio Carlos Garcia, a ideia é que o projeto Carbono Zero da CBM se estenda, posteriormente ao evento, somando às ações semelhantes já realizada pelo município, no qual serão feitos plantios de árvores em outras escolas e parques da cidade.

Para o Presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Henrique Alves, o Projeto é um legado que o motocross deixa por onde passa. "É uma ação fantástica, porque, além do esporte e lazer, nos preocupamos com o social e o que o motocross deixa para a vida dessas crianças. O campeonato vai passar, mas ali plantaremos uma semente para a construção de quem sabe uma nova geração de pilotos de sucesso, além de uma cidade mais arborizada, com ambiente melhor para se viver”, afirma Firmo, relembrando que, só em Alfenas (MG), foram doadas 5 mil mudas de árvores.

Ao final da atividade, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, pilotos das equipes Honda e Yamaha, umas das patrocinadoras oficiais do BRMX, montaram suas próprias equipes para fazer o plantio de árvores, juntamente com as crianças. O ato simbólico desperta o alerta para o cuidado com o meio ambiente desde a infância.

A CBM segue com as ações até o final da temporada. A próxima está prevista para acontecer em Fama (MG) nos dias 22 e 23 de junho. O Campeonato Brasileiro de Motocross tem o patrocínio da Honda, Rinaldi, Yamaha, IMS, Circuit e apoio da Uniart Troféus.

Texto: Elizete Alves – informações da assessoria CBM