Em Dourados será possível realizar cientificamente o monitoramento de águas superficiais em Mato Grosso do Sul, buscando identificar ou não a presença de 55 diferentes tipos de agrotóxicos nas principais bacias hidrográficas do Estado. Essa atividade de pesquisa terá início a partir deste mês e acontecerá no moderno Laboratório de Análises Ambientais da EMBRAPA Agropecuária Oeste (Dourados/MS), recentemente inaugurado graças à parceria estabelecida entre várias Instituições.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 11ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, é um desses parceiros responsáveis pela construção do novo laboratório que irá monitorar a qualidade da água das bacias hidrográficas em vários rios do Estado, além da água potável de alguns municípios. O Laboratório é resultado de um investimento de mais de R$ 3 milhões, utilizados para a obra de construção física do prédio, aquisição de novos e modernos equipamentos, além de custeio para pagamento dos padrões analíticos. As tratativas de acordo se iniciaram no segundo semestre do ano de 2014 com o Promotor de Justiça Ricardo Rotunno. Após, a partir de fevereiro do ano de 2016, foram conduzidas pelo Promotor de Justiça Amílcar Araújo Carneiro Júnior até o seu final. A parceria viabilizou o financiamento do montante total que contou com recursos da EMBRAPA, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul/MPMS, do Ministério Público Federal/MPF, do Ministério Público do Trabalho/MPT e da Prefeitura Municipal de Dourados, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Dourados/IMAM.

Para o Promotor Amílcar Araújo Carneiro Júnior, Titular da 11ª PJ de Dourados, a construção do laboratório possibilita monitorar resíduos de agrotóxicos em águas superficiais de Mato Grosso do Sul, iniciando-se pelo Rio Dourados, Rio Amambaí e Rio Ivinhema: “ é essencial para que se possa otimizar a fiscalização e controle por parte dos diversos ramos do Ministério Público, com base em dados técnico-científicos confiáveis, propiciando segurança à sociedade quanto à qualidade dos recursos hídricos e o conhecimento quanto aos danos ambientais e seus causadores, com base em provas fiáveis, visando à prevenção e repressão da contaminação das fontes de água utilizadas para o consumo humano”.

O Promotor ainda destaca que a parceria entre EMBRAPA, Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e IMAM (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) para construção, compra de equipamentos e insumos para o novo laboratório da EMBRAPA Agropecuária Oeste é de suma importância para a realização desse diagnóstico, ampliando sua capacidade analítica, tornando possível uma conclusão mais acertada sobre os impactos das atividades agropecuárias nas águas superficiais em Mato Grosso do Sul.

Atuação

A 11ª Promotoria de Justiça de Dourados vem atuando ao longo dos anos pela proteção do meio ambiente, da habitação, urbanismo e patrimônio histórico e cultural do município de Dourados. Recentemente o Promotor de Justiça Amílcar Araújo Carneiro Júnior foi homenageado pelo Grupo de Escoteiros Laranja Doce devido a sua atuação no acordo firmado em 2017 com uma empresa privada interessada em contribuir com projetos de educação ambiental. O acordo possibilitou a obtenção do montante de R$ 119.299,66 para a construção de um local que será usado pelo Grupo de Escoteiros para a preservação do meio ambiente.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom

Fotos: 11ª PJ