Tendo em vista a missão outorgada ao Ministério Público de atuar na defesa dos interesses sociais, os Promotores de Justiça Juliano Albuquerque, Ricardo Rotunno e Luiz Gustavo Camacho Terçariol lançaram, nesta segunda-feira (15/7), o projeto “MP - Social” que tem por objetivo fomentar parcerias públicas e privadas que possam impactar positivamente a comunidade, por meio de investimentos e outras formas de apoio em ações sociais.

Compuseram a mesa durante a solenidade de abertura: o Promotor de Justiça Juliano Albuquerque, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Dourados; o Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, titular da 16ª Promotoria de Justiça de Dourados; o Promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol, titular da 17ª Promotoria de Justiça de Dourados; o Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Dourados e Supervisor-Geral das Promotorias de Justiça, José Antonio Alencar; o Delegado da Receita Federal em Dourados José Luiz Ramirez Adures; o Diretor-Presidente da Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero; e o Presidente do “Lar Ebenezer” Adalto Veronesi.

Ao fazer o uso da palavra, o Promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol agradeceu a presença de todos e explicou como surgiu o projeto: “Foi da necessidade de aproximar o MPMS da comunidade, de maneira que a população possa conhecer e acessar os seus direitos. Vimos as dificuldades enfrentadas por essas entidades filantrópicas de Dourados referente à parte financeira e essa angústia vivida pelos dirigentes dessas instituições foi sentida pelo MPMS nas diversas visitas que fizemos ao local. Portanto, decidimos promover as medidas necessárias, conforme suas atribuições, indo além dos campos jurídicos e formais que, por muitas vezes, afastam grande parte da população do órgão de execução”, afirmou.

O Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça de Dourados e Supervisor-Geral das Promotorias de Justiça, José Antonio Alencar, enfatizou que o Ministério Público Estadual tem atribuição voltada, especialmente, para o interesse social: “Nós existimos em decorrência da sociedade e somos representantes da população em geral, por isso todas as ações do MPMS são voltadas para o interesse da sociedade”, finalizou, desejando boas-vindas a todos.

Como piloto do “MP - Social”, a primeira parceria firmada pelo MPMS foi com a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS que, por meio de suas agências locais, acolheu projetos e ações de cunho socioassistencial desenvolvidos no município de Dourados, subsidiando a compra de materiais diversos e a promoção de eventos.

Em sua fala, o Diretor-Presidente do Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, ressaltou a satisfação da Cooperativa em participar do projeto e se colocou à disposição do MPMS.

Representando as entidades beneficiadas, o Presidente do “Lar Ebenezer” Adalto Veronesi parabenizou a iniciativa do MPMS e explicou as dificuldades enfrentadas pela instituição e a preocupação em proporcionar um serviço de excelência a todos que dele necessitam.

Como forma de reconhecimento pelas ações desenvolvidas pelas iniciativas públicas e privadas em parceria com o Ministério Público Estadual, foram entregues certificados de adesão.

Com as parcerias, foram beneficiados projetos desenvolvidos pelo “Lar Ebenezer”, pela “FUNPEMA”, pela “Polícia Militar Ambiental”, pelo “Instituto AEFA”, pela “Agência de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável”, pela “Casa Criança Feliz”, pelo “Lar do Idoso” e pela “Guarda Mirim”.

Texto: Elizete Alves/Jornalista - Assecom