O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio dos Promotores de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, Chefe de Gabinete do Procurador-Geral; Ricardo de Melo Alves, Assessor Especial; Antonio André David Medeiros, Coordenador do Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI), e também de servidores da Instituição, participou da “1ª Hackathon - Transparência, Controle Social e Combate à Corrupção”. O evento foi realizado no período de 2 a 4 de agosto, no Sebrae Living Lab, localizado na Avenida Mato Grosso, em Campo Grande/MS.

O acontecimento teve como objetivo estimular a participação de membros da sociedade na criação de soluções tecnológicas na área de transparência, controle social e combate à corrupção, a partir da utilização de informações disponibilizadas na base de dados abertos do Poder Executivo Estadual (www.dados.ms.gov.br) ou outras fontes oficiais.

Um dos mentores convidados da maratona, o Promotor de Justiça de São Paulo Roberto Livianu, destacou que “com a criação e o uso de ferramentas tecnológicas, fica mais fácil fiscalizar os serviços e políticas públicas providos pelo Estado, aumentando, assim, a transparência e a participação popular, por meio da abertura e ‘tradução’ de dados fornecidos pelo Governo”.

O evento contou com a presença de 70 estudantes e profissionais de diversas áreas, e possuía uma programação total de 30 horas de atividades.

Uma Comissão de Seleção, a partir de critérios estabelecidos no regulamento disponível no site do evento, avaliou as criações: websites, aplicativos, softwares e robôs. Os três primeiros colocados foram premiados com as quantias de 4 mil, 6 mil e 8 mil reais, além de terem a possibilidade de as suas criações serem implementadas na gestão do Estado.

Além disso, a equipe com a melhor solução poderá ainda ter a chance de trabalhar em parceria com a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e com outros órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul para implementar o projeto.

Maratona

“Hackathon”, que deriva de “hack” (resolver desafios) e “marathon” (maratona), portanto, Maratona de Desafios, é um evento que reúne desenvolvedores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software e hardware em um processo de imersão total a fim de enfrentar desafios propostos, como explorar, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware, oferecendo um produto no final do evento.

Texto: Elizete Alves/Jornalista - Assecom