O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Mundo Novo, realizou uma reunião, nesta quinta-feira (8/8), com o objetivo de apresentar o Projeto Paralelas à Administração do Município em comemoração à Campanha Agosto Lilás, mês voltado ao combate à violência contra mulheres.

A Promotora de Justiça Karina Ribeiro dos Santos Vedoatto recebeu, para a apresentação do Projeto, Rosária Lucca Andrade, Vice-Prefeita de Mundo Novo-MS; Rosangela Pascuim, Coordenadora da Secretaria da Mulher; Vanessa Maia, Coordenadora do CREAS; Maria Silvina, Coordenadora do Conselho Tutelar do Município, e a Vereadora Nolva da Silva.

Considerando o aumento dos números de violência doméstica na cidade, a Promotora de Justiça acredita ser necessária a reunião para uma futura efetivação do Projeto no Município. Em 2018, foram 195 inquéritos policiais de violência doméstica instaurados em Mundo Novo e, do início deste ano de 2019 até agora, já são 120 registros.

“A importância da implantação do Projeto na Comarca de Mundo Novo encontra-se na possibilidade de aumentar a proteção às vítimas de violência doméstica, mediante o acompanhamento profissional com a pessoa do agressor. Isto se faz necessário, pois, sem este olhar voltado para, também, o agressor, ainda que a vítima original consiga se desvincular do ciclo de violência, ele poderá voltar a fazer de outras mulheres suas novas vítimas”, esclarece a Promotora Karina Vedoatto.

Durante o diálogo, foram apresentados dados que apontam reduções nos números de crimes contra mulheres onde o Projeto Paralelas já está em execução, como nos Municípios de Chapadão do Sul, Corumbá, Rio Verde, Pedro Gomes e Amambai. Questionada sobre o interesse de instituir o Projeto em Mundo Novo, a Administração da cidade ressaltou a importância da temática. Ao final de 30 dias, uma nova reunião será agendada entre a Promotoria e o Município.

Texto: Nathália Rabelo (sob supervisão do jornalismo)

Fotos: 2ª Promotoria de Justiça de Mundo Novo