O Promotor de Justiça Matheus Macedo Cartapatti participou nesta segunda-feira (12/8) da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul. Na oportunidade a Presidente da Câmara, Alline Tontini, concedeu espaço na tribuna para pronunciamento do Promotor de Justiça, que falou em defesa dos policiais civis do Município que estão incumbidos da custódia de presos nas celas da Delegacia local.

Na ocasião o Membro do Ministério Público explicou que várias ações já foram realizadas para solicitar ao Governo de Mato Grosso do Sul o envio de servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para cuidar dos detidos na comarca. Ele ainda salientou que a custódia de presos não é função de policiais civis, que não foram treinados para tanto, além de tomar tempo em prejuízo da realização de investigação de crimes. Portanto, segundo o Promotor de Justiça, o que ocorre em Chapadão do Sul é o desvio de finalidade dos agentes policiais. “A arena judicial não suporta mais esse tipo de demanda. Demanda de política pública na arena judicial procrastina o atingimento de objetivos, deve ser o último recurso”.

Matheus Cartapatti ressaltou ainda que Chapadão do Sul merece ter agentes da Agepen zelando pelos custodiados, uma vez que trará “benefícios para o Judiciário, para a investigação, para a Defensoria Pública no desempenho do seu mister, para toda a comunidade e, principalmente, para que os agentes da polícia civil desempenhem sua atividade fim para a qual eles tiveram treinamento e prestaram concurso”.

Vereadores que usaram a tribuna após a fala do Promotor prometeram interceder junto aos Deputados em relação a essa antiga solicitação.

Participaram da Sessão Ordinária policiais civis e o Defensor Público Hernani Andrade Machado.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista – Assecom/MPMS - com informações do Jovem Sul News (Norbertino Angeli)