Após mais de 10 horas de julgamento, o réu Edimauro Gamarra Vieira, 32 anos, foi condenado a 62 anos e 3 meses de prisão pelo crime de homicídio qualificado, por assassinar Igor Quintana Figueiredo de Alcântara, com 21 golpes de faca e sua namorada Airyfer Castro Elias, com 14 facadas. A filha de Airyfer, de 7 anos de idade, presenciou o crime. O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (12/9) no Tribunal do Júri de Aquidauana.

Conforme consta nos autos, Edimauro conviveu maritalmente com a vítima fatal Airyfer por cerca de dez anos, sendo que, durante este período, agrediu-a por algumas vezes, tanto que já havia outros boletins de ocorrência registrados por ela, que culminaram em ações penais contra o agressor. No dia do crime, Edimauro e Airyfer já estavam separados e a vítima mantinha um novo relacionamento com Igor Quintana Figueiredo de Alcântara.

Em Plenário, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelo Promotor de Justiça Antenor Ferreira de Rezende Neto, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Aquidauana, pleiteou a condenação do acusado pelos crimes de homicídio qualificado.

A defesa do réu, por sua vez, sustentou a exclusão das qualificadoras e a incidência das atenuantes da confissão e da influência de violenta emoção, provocada por ato injusto da vítima.

Por maioria dos votos, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade do crime e as qualificadoras do motivo torpe, do recurso que dificultou a defesa da vítima e do meio cruel, para o crime doloso contra a vítima Igor Quintana.

Para o crime contra a vida de Airyfer Castro Elias, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade do crime e as qualificadoras de feminicídio, recurso que dificultou a defesa da vítima e do meio cruel, bem como a causa de aumento em virtude de o crime ter sido praticado na presença de descendente da vítima.

Entenda o caso

No dia 17 de março de 2018, por volta das 8 horas, na cidade de Aquidauana, o réu Edimauro Gamarra Vieira matou Igor Quintana Figueiredo de Alcântara e sua namorada Airyfer Castro Elias, com vários golpes de facas.

O réu Edimauro não aceitava a separação e o fato de Airyfer se relacionar amorosamente com outra pessoa. Esses teriam sido os motivos pelos quais decidiu matar ambas as vítimas, especialmente porque os viu passar em uma motocicleta na noite anterior ao dia do crime, enquanto ingeria bebida alcoólica em um bar.

Decidido a cometer o delito, o réu se deslocou até um prostíbulo da cidade, local onde ingeriu mais bebida alcoólica e, ao retornar para sua residência, ainda usou pasta à base de cocaína.

Em seguida, munido de uma faca, pulou o muro da casa de sua ex e adentrou na residência pela porta que estava apenas encostada, ocasião em que consumou o crime, desferindo golpes de faca contra as vítimas, que estavam dormindo, impossibilitando assim qualquer chance de defesa.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS