Pelo quinto ano consecutivo, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul mobiliza a sociedade, órgãos públicos e a iniciativa privada para doação de brinquedos a crianças e adolescentes para a Campanha “Compartilhe o Natal 2019”. Na tarde desta última quinta-feira (26/9), foi realizada a primeira reunião com parceiros e colaboradores para dar início a mais uma edição da campanha.

Diante de seu papel institucional na proteção da criança, do adolescente e das minorias, o MPMS idealizou a Campanha “Compartilhe o Natal”, por meio da Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP/MS, Jaceguara Dantas da Silva. A ação, que é conduzida pelo Procurador de Justiça e Coordenador do CAO dos Direitos Humanos do MPMS, Francisco Neves Júnior, receberá este ano o apoio da Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo da Cidadania, Ana Cristina Carneiro Dias.

Estiveram presentes alguns dos parceiros: Águas Guariroba, Apae e CER Apae, Assembleia Legislativa, Cassems, Escola Paulo Freire, Instituto Tamo Junto, MPT, Plaenge, SED/MS, Sedhast, UCDB, FM Educativa, UFMS e Unisaude.

Durante a reunião, a Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP/MS, Jaceguara Dantas da Silva, destacou que nesses 4 anos, a campanha foi muito exitosa graças ao empenho e à parceria de todos os colaboradores e ressaltou: “O objetivo para este ano é beneficiar todas as entidades de Campo Grande. No entanto, será realizado também um trabalho para que as comarcas do interior do estado adiram à campanha e as entidades do interior possam ser beneficiadas”.

A Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo da Cidadania, Ana Cristina Carneiro Dias, por sua vez, destacou a importância da campanha, demonstrou-se bastante otimista com os desafios e observou que, além do espírito solidário de todos os envolvidos, é interessante saber que, por meio da campanha, é levado à comunidade a reflexão da inclusão da criança com deficiência na sociedade.

Campanha

O Ministério Público Estadual há 4 anos busca, por meio de parcerias e colaborações, trazer alegria às crianças com deficiência e envolver a sociedade sul-mato-grossense no espírito de solidariedade que é o Natal. Na campanha de 2015, foram arrecadados 10 mil brinquedos e distribuídos para 14 entidades; no ano de 2016, foram arrecadados 5 mil brinquedos e 9 entidades foram beneficiadas. Em 2017, foram arrecadados 8 mil brinquedos e 10 entidades foram beneficiadas e, em 2018 foram 12 entidades beneficiadas, com 8 mil brinquedos arrecadados.

Texto: Elizete Alves/Jornalista- Assecom