Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, o Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, titular da 16ª Promotoria de Justiça de Dourados, acompanhado de sua equipe, realizou entre os dias 23 a 26 de agosto a segunda etapa de ato solidário junto ao Hemocentro de Dourados. A primeira, aconteceu no ano passado.

De acordo com o Promotor de Justiça, a iniciativa é fundamental para prover os bancos de sangue que geralmente estão com os seus estoques comprometidos por enfrentarem baixa adesão de doadores nesta época do ano, bem como para reforçar, também, a importância da doação de sangue, sensibilizar novos doadores e fidelizar os que já existem.

Durante a ação foram doados três tipos de sangue: A+, A- e O+.

Como doar

Doar sangue é um ato de solidariedade e de cidadania. É um procedimento rápido e seguro. Para fazer a doação, basta estar em boas condições de saúde; ter mais de 16 anos (até os 18 anos é necessário apresentar documentos para a autorização) e menos de 69 anos, sendo que a primeira doação precisa ter acontecido até os 60 anos; pesar no mínimo 55 quilos; ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h; não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h anteriores, nem ter fumado nas 2h anteriores à doação.

Texto: Elizete Alves/Jornalista - Assecom MPMS