Com a finalidade de integração do controle externo concentrado e difuso da atividade policial, foi realizada, na manhã desta terça-feira (24/9), mais uma reunião pelo Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), com os Promotores de Justiça da capital com atribuição criminal.

A abertura foi realizada pelo Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial, Helton Fonseca Bernardes, e pelo Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, que fizeram as considerações iniciais e apresentaram os objetivos da reunião.

Na oportunidade, foi ministrada palestra pela Diretora do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva, e pela Coordenadora de Divisão do IALF, Melisa Porto Tronchini, que explanaram acerca das perícias realizadas por aquele Instituto, bem como da inserção de material genético no Banco Nacional de Perfis Genéticos, por meio da tecnologia CODIS.

Pela Promotora de Justiça Luciana Moreira Schenk, Coordenadora do Gacep, foram abordadas questões diversas acerca do controle concentrado, como as visitas técnicas, tratando das melhorias observadas e dos problemas detectados após a realização das mesmas; os efetivos das Polícias Civil, Militar e das Perícias; e o controle dos inquéritos policiais nas Delegacias de Polícia com concessão de dilação de prazo.

Na sequência, a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo da Cidadania, Ana Cristina Carneiro Dias, debateu questões relativas às audiências de custódia e excessos policiais.

Por fim, foram apresentados aos membros gráficos contendo os principais dados coletados nas unidades policiais da capital desde o ano de 2015, com o início dos trabalhos do Gacep.

Texto: Gacep – editado por Elizete Alves/Jornalista - Assecom