“Setembro Amarelo: Suicídio em Alerta” será tema de Audiência Pública a ser realizada na próxima quinta-feira (26/9), às 14h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, localizado no Parque dos Poderes. O evento é promovido por meio da 32ª Promotoria de Justiça de Saúde de Campo Grande, que tem como titular a Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan.

Palestrantes da área da saúde explanarão sobre a temática, dentre eles o médico psiquiatra e PHD em saúde mental José Carlos Rosa Pires de Souza; o professor e Presidente do Instituto Sangue Bom, Carlos A. Rezende (Profº Carlão) e o médico homeopata e professor de Cursos de Especialização em Homeopatia José Roberto Campos de Souza.

O tema será abordado durante a Campanha “Setembro Amarelo”, iniciada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), que discutirá sobre depressão.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os mesmos dados ainda afirmam que, anualmente, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul é o 3º Estado no Brasil com maior taxa de suicídio. Por dia, uma média de 40 a 50 pessoas se matam no Brasil. É um suicídio a cada 40 segundos no mundo, e uma tentativa a cada 3 segundos.

A ideia do “Setembro Amarelo” é conscientizar a população e os profissionais de saúde para que reconheçam os sinais de risco e auxiliem no tratamento.

Texto: Elizete Alves/Jornalista – Assecom MPMS