O Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, presidiu a solenidade de entrada em exercício do Promotor de Justiça Wilson Canci Junior – promovido da 1ª Promotoria de Justiça de Bataguassu, Segunda Entrância, para a 51ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, Entrância Especial –, realizada no auditório Cláudia Menezes Pereira, da Unidade Rua da Paz das Promotorias de Justiça da Capital.

Paulo Passos lembrou o caminho traçado pelo Promotor nesses 15 anos de Ministério Público de Mato Grosso do Sul: “Você foi promovido por antiguidade e tem todos os atributos para ser promovido por merecimento. Conte com a gente, eu estou como Procurador-Geral, mas sou seu colega, sou seu amigo, e pode contar comigo para aquilo que precisar. Que Deus o abençoe, que te ilumine, e que você tome as melhores decisões na sua vida pessoal e profissional. Recebemos você de braços abertos! Seja feliz aqui.”

Em nome da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), seu Vice-Presidente, Plinio Alessi Junior, desejou ao empossados as boas-vindas e colocou a Associação à disposição do Promotor. “Cada vez mais a gente precisa de membros que sejam empenhados e comprometidos com a nossa carreira. E eu tenho certeza que você vai cumprir bem a sua missão."

O Promotor de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Alexandre Magno Benites de Lacerda, lembrou que ambos são colegas de concurso, tendo entrado juntos na Instituição. “Você é um vencedor, Wilson. Vir para Campo Grande, mais do que um desafio, é uma oportunidade de recomeço na sua vida e eu te desejo muita luz, muita força e o que a gente puder fazer para te ajudar, pode contar comigo. Sucesso!”

O Promotor de Justiça Wilson Canci Junior iniciou com palavras de agradecimento a todos os colegas e a família, especialmente ao pai e à mãe, hoje falecida. “Vocês podem ter certeza que essa data fica marcada no meu coração. Queria dizer também que, há 15 anos, quando eu tomei posse como Promotor de Justiça, eu não tinha exata noção das relevantes atribuições que a Constituição Federal tinha dado a cada um de nós como membro do MPMS. Ao longo da carreira, pelas comarcas por que passei, eu tive muito contato com a população. Portanto, para mim, ser Promotor de Justiça é a realização de um sonho, de um projeto de vida, é o renascer de esperanças, é o compromisso de lutar pelo interesse público e por justiça social. E para isso, com as energias renovadas, estou aqui em Campo Grande nessa nova jornada.”

Fizeram parte da mesa o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos; o Chefe de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Supervisor das Promotorias de Justiça Criminais de Campo Grande, Promotor de Justiça Rodrigo Yshida Brandão; e o Vice-Presidente da ASMMP, Promotor de Justiça Plinio Alessi Junior.

Trajetória

O Promotor de Justiça Wilson Canci Junior formou-se em Direito em 1995, pela Instituição Toledo de Ensino. Possui especialização em Direito Público e Privado pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus, e mestrado em Direito, área de concentração Teoria do Direito e do Estado, pela Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. Ingressou no Ministério Público em 2004, atuando nas comarcas de Rio Verde de Mato Grosso e Itaporã. Foi promovido por antiguidade para a 2ª Promotoria de Justiça de Bataguassu em 24 de abril de 2008, onde atuou até outubro de 2019.

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assessora de Comunicação – MPMS

Fotos: Waléria Leite e Nathália Rabelo – Assecom/MPMS