Após julgamento popular que durou 18h no Fórum da Comarca de Nova Andradina/MS, Maxilaine dos Anjos (Soberana) foi condenada a 14 anos de reclusão em regime fechado pelo crime de homicídio qualificado.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul denunciou 7 pessoas acusadas diretamente na participação da execução de Ronaldo da Silva Lopes, de 20 anos, que foi morto a tiros no dia 18 de maio do ano passado, em Nova Andradina.  A vítima era moradora da Vila Amandina, Município de Ivinhema.

O julgamento teve início às 8h da segunda-feira (30/9) e terminou à 1h40min de terça-feira (1º/10), e foi presidido pela Magistrada Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira.

Também foram julgados Ademir Naide (Gago) e Mateus Moreira (Dog), até então presos em Dourados/MS, por meio de videoconferência, tendo sido condenados a 6 anos em regime semiaberto por homicídio simples. Eles tiveram a prisão preventiva revogada.

Em plenário, o MPMS, representado pelo Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati, sustentou a condenação do réu Ademir Naide sob a acusação da prática do crime de homicídio descrito no art. 121, § 2º, incisos I e IV, c/c art. 29 e 62, inciso I, e dos réus Mateus Moreira e Maxilaine dos Anjos pela prática do crime previsto no art. 121, § 2º, incisos I e IV, c/c art. 29, todos do Código Penal.

Maxilaine dos Anjos, que participou do julgamento de forma presencial, foi condenada a 14 anos de reclusão em regime fechado pelo crime de homicídio qualificado. Já Ademir Naide e Mateus Moreira, até então presos em Dourados, participaram por meio de videoconferência e foram condenados a 6 anos em regime semiaberto por homicídio simples. Eles tiveram a prisão preventiva revogada.

O crime

A vítima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo, sendo pelo menos 3 deles na cabeça. Os autores do delito foram até a residência onde Ronaldo estava, isolaram os demais moradores, inclusive crianças, e executaram o jovem.

Os assassinos, antes dos disparos, fizeram questão de confirmar se o seu nome era Ronaldo. Somente após confirmação é que a vítima foi morta. Durante as investigações foi apurado que Ronaldo havia fugido para Nova Andradina após participar de um homicídio em Amandina.

Naquela oportunidade, Ronaldo e seu irmão, Antônio Gabriel Lopes, assassinaram, a golpes de faca e madeira, João dos Anjos, de 35 anos, mais conhecido como "João Maconha". Ocorre que João Maconha era irmão da denunciada Cícera dos Anjos e tio dos denunciados Antônio Marcos e Maxilaine, todos com reconhecido envolvimento com a facção criminosa denominada PCC (Primeiro Comando da Capital), sendo que o denunciado “Daleste”, quando aconteceu os fatos, encontrava-se recolhido na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), de onde arquitetou todo o plano criminoso e controlou sua execução. Assim, a motivação do crime não seria outra senão vingança pela morte de João dos Anjos, detalhou o Ministério Público Estadual.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS – com informações do Jornal da Nova